O professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP Éden Peretta ministrou, no início de janeiro, a conferência "Tracce di danza: la dinamografia del pensiero coreografico di Tatsumi Hijikata". A atividade integrou a programação acadêmica do doutorado em Culture, pratiche e tecnologie del cinema, dei media, della musica, del teatro e della danza, organizado pela Università di Roma Tre, em parceria com a Università di Teramo, a Accademia di Belle Arti di Roma, a Accademia di Danza di Roma, o Conservatorio di S. Cecilia, o Conservatorio di Brescia e a Rome University of Fine Arts.
Durante a conferência, o docente apresentou os resultados de seu projeto de pesquisa desenvolvido no pós-doutorado na Università di Roma Tre, intitulado "Atlas Coreodramatúrgico: um método de criação em dança por meio do uso crítico e negativo de imagens". O trabalho é supervisionado pela professora Samantha Marenzi e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) por meio do edital Mobility Confap Italy.
Para o professor Éden Peretta, a participação em atividades acadêmicas internacionais contribui diretamente para ampliar a visibilidade da UFOP no exterior. "Acredito que a experiência ajuda na visibilização da UFOP como instituição internacional, uma vez que é a sede de pesquisadores que fazem parte desta importante rede de colaboração no exterior. Essa participação ajuda também na divulgação da UFOP como possível destino de pesquisadores internacionais e potencial parceria em projetos futuros, seja em nível docente ou discente", destaca ele.