O Ministério da Educação divulgou o Edital CPOP nº 01/2026, com abertura de vagas para participação de cursinhos na Rede Nacional de Cursinhos Populares. As inscrições vão de 28 de janeiro a 27 de fevereiro, até as 23h59, e devem ser realizadas no
site. Ao todo, serão selecionados até 130 novos cursinhos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além das 384 iniciativas já contempladas, que terão a participação prorrogada.
O edital contemplará iniciativas de Cursinhos Populares Preparatórios com foco no Enem e outro processos seletivos de instituições de ensino superior que atendam estudantes egressos de escolas públicas, grupos de baixa renda em situação de vulnerabilidade social bem como estudantes negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A iniciativa tem como objetivo aprimorar os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos pelos cursinhos, de modo a fortalecer a qualidade pedagógica de oferta dos conteúdos exigidos no Enem e em outros processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
As ações apoiadas pelo edital incluem o pagamento de auxílio permanência aos estudantes, a concessão de auxílio financeiro para os educadores, coordenadores e profissionais de apoio técnico-pedagógico e psicossocial, além do repasse de recursos financeiros para apoio administrativo dos cursinhos, de acordo com os termos do edital.
O resultado final está previsto para o dia 27 de março, e o início das atividades está programado para abril deste ano.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser acessadas no
site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). Demais informações sobre os critérios de elegibilidade estão disponíveis no
edital.