Os professores André Barros Cota, ex-docente do Departamento de Física (Defis), e Geraldo Lúcio de Faria, professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica (Demet) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Propem), ambos integrantes da Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), lançaram o e-book gratuito Tratamentos Térmicos: Fundamentos e Aplicações em Metais e Ligas.
O livro aborda um tema essencial para a Engenharia de Materiais: os tratamentos térmicos, fundamentais para o controle e a otimização das propriedades mecânicas, físicas e químicas de metais e ligas, assegurando maior desempenho, confiabilidade e durabilidade em diferentes aplicações tecnológicas e industriais.
A publicação é destinada a estudantes de engenharia, técnicos, pesquisadores e profissionais da indústria metalúrgica. O conteúdo abrange desde conceitos introdutórios até processos mais avançados, incluindo a apresentação de equipamentos e instrumentos utilizados em tratamentos térmicos, como termopares, fornos e sistemas de controle de atmosfera. Também são discutidos fundamentos de metalurgia física aplicados aos aços, diagramas de fases, transformações de fase, cinética das transformações e microestruturas, como a ferrita.
Segundo os autores, o livro apresenta uma abordagem didática e aplicada, integrando fundamentos teóricos, aspectos operacionais e exemplos reais da indústria. A obra também inclui exercícios ao final dos capítulos, com o objetivo de reforçar e consolidar os conceitos discutidos. Com isso, contribui para o fortalecimento da formação acadêmica dos leitores e para sua preparação para o mercado de trabalho nas áreas de engenharia e afins. O livro utiliza o Sistema Internacional de Unidades (SI) e apresenta exemplos qualitativos e quantitativos.
Também são discutidos temas como normalização, recozimento, temperabilidade, ensaio Jominy, patenteamento, endurecimento por precipitação, tratamentos termomecânicos, tratamentos superficiais e técnicas modernas de modificação superficial. Além dos aços, a obra contempla aplicações em diferentes classes de materiais metálicos, incluindo aços de baixa liga, aços inoxidáveis, aços para ferramentas, ferros fundidos e ligas não ferrosas, como as de alumínio, cobre, magnésio e titânio.