Uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGSN/UFOP) busca colaboração da comunidade para entender mais sobre o desenvolvimento de um snack desidratado à base de cascas de vegetais, com foco em pessoas com sensibilidade gastrointestinal e baixo teor de FODMAPs.
"FODMAPs" é a sigla para Oligossacarídeos, Dissacarídeos, Monossacarídeos e Polióis Fermentáveis, que são carboidratos de cadeia curta, pouco absorvidos no intestino delgado, presentes em alimentos como trigo, cebola, alho, leite e algumas frutas.
A atual etapa do projeto, que vem sendo desenvolvido pela aluna Cláudia Fernanda Fernandes sob orientação da professora Patrícia Aparecida Pimenta Pereira, procura voluntários para responder um questionário rápido sobre a percepção do consumidor em relação a esse tipo de produto. A participação é aberta a todas as pessoas, independentemente de terem ou não sensibilidade gastrointestinal.
A pesquisa popular pode ser importante na contribuição para o desenvolvimento de alimentos funcionais mais acessíveis e para o aproveitamento sustentável de resíduos alimentares.
Segundo a orientadora, a ideia surgiu da percepção de uma alta na quantidade de pessoas que relatam problemas gastrointestinais, principalmente ligados aos produtos ricos em FODMAPs. "Não encontramos hoje no mercado produtos low-FODMAPs [com baixo teor de FODMAPs] mais acessíveis; então estamos desenvolvendo os snacks vegetais de forma a ser possível fazer em casa, utilizando, por exemplo, cascas de vegetais como chuchu, cenoura e batata, que têm características low-FODMAPs", explica..