Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Clube da Esquina, Giramundo e Grupo Galpão na segunda semana do Festival de Inverno

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2009 recebe, neste final de semana, os músicos Beto Guedes, Tavinho Moura e Fernando Brant, destaques do Clube da Esquina. E ainda apresenta Daniel Gonzaga, A Cia. Teatral Espanca!BH, Giramundo Teatro de Bonecos e Grupo Galpão.

Na sexta-feira, às 22h, Daniel Gonzaga faz show na Praça Minas Gerais, em Mariana. O público irá prestigiar sucessos de seu disco “Comportamento Geral”, gravado em 2007. Inspirado nos tempos de seu pai, Gonzaguinha, o trabalho é uma realização em parceria com seus amigos: Pedro Moraes (baixo), João Gaspar (guitarra), Cássio Cunha (Bateria), Marcos Trança (percussão), Clevinho (sopro) e Carlos Bernardo (violão). O cantor cria fusões enriquecedoras entre MPB e Baião e utiliza a poesia como elemento indispensável em sua obra.

Com o intuito de resgatar a obra de Gonzaguinha, compositor e cantor que exerceu grande influência no cenário musical brasileiro, “Comportamento Geral” traz músicas como Explode Coração, Sangrando, O que é o que é, Gás Neon e Recado, bem como canções menos conhecidas do grande público, como Chá Pó Poeira, A agreste Festa, Da Vida e Diga lá Coração, além da inédita Namorar, deixada pelo Rei do Baião.

No mesmo dia, Fernando Brant e Tavinho Moura realizam o show “Fogueira do Divino”, no Centro de Convenções, às 20h30 em Ouro Preto. A apresentação incluirá canções do novo CD de Fernando Brant, com arranjos de Tavinho Moura.

No domingo (19), é a vez de Beto Guedes encantar o público do Festival em Mariana, às 22h, na Praça Minas Gerais. O show “Em Algum Lugar”, que celebrará temas como a paz, a natureza e o amor, conta com uma afinadíssima banda, integrada pelos músicos Neném (bateria), Adriano Companhani (baixo), Alexandre Lopes (guitarra) e Cláudia Faria (teclados).

O repertório vai relembrar grandes sucessos da carreira de Beto Guedes, como “Sol de Primavera”, “Amor de Índio”, “O Sal da Terra”, “Feira Moderna”, “Vevecos, Panelas e Canelas”, e a eletrizante “Maria Solidária”, tema de abertura da novela “Coração de Estudante”, da TV Globo. Outras músicas inéditas que compõem o disco “Em Algum Lugar” vão ser apresentadas, entre elas, “Sonhando o futuro” e a “A via Láctea”.

Já no âmbito Teatral, o Grupo Espanca!BH abre as cortinas para o espetáculo “Congresso Internacional do Medo”, no dia 18, às 20h30, no Teatro SESI Mariana.  Com direção e dramaturgia de Grace Passo, a montagem foi vencedora do II Projeto Co-produção do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil. A peça trata de convidados vindos de países imaginários que integram um encontro internacional, na tentativa de conceituar questões que dizem respeito à humanidade. Por meio das diferenças culturais focadas, a peça propõe aproximar as similaridades do universo abordado. Enfim, “Congresso Internacional do Medo” traz a amedrontadora constatação de que o ser humano é efêmero e provisório.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2009 traz ainda o Grupo Galpão, com a peça “Till, a saga de um herói torto”. A peça circunda a saga de Till, que se inicia quando o Demônio propõe uma aposta a Deus: se tirasse algumas qualidades do homem, ele não agüentaria e cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till e o remete a uma vida miserável na Alemanha, povoada de personagens grotescos e espertalhões. Criado pela cultura popular alemã da Idade Média, Till é o típico anti-herói, cheio de artimanhas e dotado de um irresistível charme. As apresentações estão programadas para dia 17, às 21h na Praça da Sé em Mariana, e para o dia 19, na Praça da UFOP, às 18h30 em Ouro Preto.

O Giramundo Teatro de Bonecos também é um dos destaques da segunda semana do Festival. A Cia teatral se apresenta com a peça “Um baú de fundo fundo”, no dia 18, às 18h, na Praça da UFOP. A montagem consiste em um conjunto de lembranças, estórias, lendas e cantigas populares. Com interesse explícito de preservação da cultura popular, prolongamento da temática do Saci Pererê, o Baú coleciona, expõe e preserva um pouco da cultura mineira. O palhaço Libório entra em cena para comandar a ação e se notabiliza como o único personagem do Giramundo a participar de duas montagens distintas.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2009 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Mariana.

O evento conta com o patrocínio da Vale, Gerdau Açominas, Samarco, Banco Real – Grupo Santander, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Cemig, Governo de Minas, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Governo Federal.

Mais informações, no site do evento: www.festivaldeinverno.ufop.br

 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.