Ir para o conteúdo

Workshop no DEGEO discute sobre "Criação de Futuros e Planejamento Estratégico "

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

No período de 10 a 12 de agosto foi realizado no Departamento de Geologia (DEGEO), da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o primeiro workshop sobre “Criação de Futuros e Planejamento Estratégico”, com o objetivo de refletir sobre o processo de construção do Plano Estratégico do DEGEO. Os trabalhos foram conduzidos por Sebastião Darlan Mendonça Ferreira, consultor internacional em planejamento estratégico e gestão do conhecimento e professor visitante no Massachusetts Institute of Technology – EUA e da observadora Carmelita Elias Vidigal do Centro de Ensino Superior (CES) de Juiz de Fora – MG. O evento contou com o apoio da UFOP.

O exercício congregou os professores que puderam se dedicar a pensar, discutir com seus pares suas idéias e eleger por consenso as principais decisões. Ao reconhecerem a liderança que o DEGEO possui numa área estratégica para o País, os professores definiram quais são os melhores caminhos para enfrentar os desafios que essa liderança lhes apresenta. O grupo discutiu os cenários para o horizonte nos próximos 20 anos e escolheu um deles como o mais provável. Foram identificadas as oportunidades existentes nesse cenário, segundo quatro diretrizes: Mercado, Conhecimento, Fontes de Recursos e Aliados.

Destaca-se a importância da participação dos estudantes de Graduação e Pós-Graduação e seus representantes, bem como dos Tutores de turmas do curso de Engenharia Geológica no processo de implementação do Plano. Todos deveriam ser informados das discussões e documentos gerados naqueles três dias de trabalho para assegurar a adesão e o comprometimento do maior número de pessoas.

O conhecimento gerado no Planejamento Estratégico, no que for apropriado, será integrado ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI - cuja elaboração está programada para ocorrer em breve. Dessa forma, assegurou-se a articulação entre os resultados daquelas discussões e a documentação de referência que contém as políticas de ensino, de pesquisa, de extensão, de gestão acadêmica e administrativa institucional. Segundo a observadora do workshop Carmelita Elias Vidigal a “atividade promotora do pensamento estratégico foi uma iniciativa inovadora, desafiante e, por isso mesmo, enriquecedora”.