Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Mineração de manganês é tema de estudo de pesquisadores da UFOP e da UFPA

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O manganês, elemento químico de transição da família do ferro, exerce papel fundamental na indústria minero-metalúrgica brasileira, tanto pela sua ampla aplicação no setor siderúrgico, quanto pelas importantes reservas encontradas em vários Estados brasileiros. O elemento é tema de estudos da rede de pesquisa “Grupo de Excelência na Rota de Produção de Minérios de Manganês Brasileiros: Mineração Sustentável”, que envolve pesquisadores das Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP) e do Pará (UFPA).

Coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica (Demet), Versiane Albis Leão, e vice-coordenada pela professora do Departamento de Engenharia de Minas (Demin), Rosa Malena Fernandes Lima, da (UFOP), a rede de pesquisa é financiada pelas Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de Minas Gerais (Fapemig), São Paulo (Fapesp), Pará (Fapespa), e pela Vale. Congrega dois projetos: “Núcleo de Excelência em Manganês”, da UFOP, e “Síntese de Zeólitas a partir de Rejeito de Caulim da Amazônia e Aplicações em adsorção de manganês” da UFPA. Atualmente, o projeto está aguardando a liberação de recursos para dar continuidade às ações práticos da pesquisa.

Três aspectos principais norteiam o trabalho feito pelas Universidades: o desenvolvimento de técnicas de concentração aplicadas a minérios de baixo teor e rejeitos de beneficiamento de minérios de manganês; o desenvolvimento de tecnologias para o processamento de minérios de elevado teor de impurezas; e o tratamento de efluentes da indústria do manganês.

Na UFOP, o projeto envolve pesquisadores de vários departamentos, como Engenharia Metalúrgica, Engenharia Geológica, Química e Biologia, o que, segundo Versiane Albis Leão, “enfatiza o caráter multidisciplinar do projeto”. Além disso, há uma grande participação de alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica em trabalhos na área. “Desde 2004 a UFOP realiza estudos que envolvem o manganês. O envolvimento da Instituição com o tema, aliado à sua tradição formadora de conhecimento e propulsora do eixo ensino-pesquisa, justificam o investimento de cerca de 3 milhões de reais no projeto”, explica o coordenador.

De acordo com Versiane, espera-se criar na Universidade um ambiente de motivação e contextualização, tanto para a formação de recursos humanos de excelência, quanto para a transmissão de conhecimento em diversos níveis para a sociedade. Outro resultado esperado é a transferência de tecnologias para a indústria e o governo, a fim de melhorar as condições minero-ambientais das regiões estudadas: “Também espera-se desenvolver e propor soluções para a redução de áreas mineradoras impactadas pelo manganês, além de desenvolver novos processos de concentração de minérios e tratamento de efluentes contendo o elemento”, finaliza Leão.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.