Criado por Administrator em sex, 23/09/2011 - 10:27
Abordando temas como economia solidária, desenvolvimento social e organização do trabalho, o 8° Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS), finalizou suas atividades no dia 21 de setembro, no Cine Vila Rica. O evento ocorreu durante os dias 19, 20 e 21 e reuniu, em suas palestras e minicursos, cerca de 1.500 estudantes de instituições públicas e privadas de todo o país.
Para uma das organizadoras, a Professora Sandra Rufino Santos, do Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Encontro foi bastante pertinente no contexto atual: “É sempre muito positivo discutir questões referentes ao desenvolvimento social e não só técnico. Contribui muito para formar um engenheiro mais integrado com a comunidade ao seu entorno”, avalia Sandra.
Para alcançar esse objetivo, o evento buscou discutir os temas de forma transdisciplinar, trazendo profissionais de áreas não correlatas à engenharia, como a sociologia. Na opinião da professora, faltam engenheiros mais integrados com o ambiente e, nesse encontro, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver esse lado.
Além disso, a troca de experiências em projetos de extensão entre alunos e professores das mais diversas regiões do Brasil permitiu reflexões mais plurais sobre o assunto. Para a estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Camila Laricchia, as discussões foram positivas: “Nesses Encontros Nacionais temos a oportunidade de conhecer os projetos que estão sendo implantados em outras cidades e saber o que está acontecendo de inédito. Isso é extremamente interessante. Podemos conhecer projetos e alternativas que podem dar certo na nossa região também”, completa Camila.
O próximo Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social está previsto para acontecer na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.



Ouvidoria




