Ir para o conteúdo

Cursos de Educação Física e Pedagogia recebem conceito 4 e são reconhecidos pelo Inep/MEC

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

 Roberta Nunes


Os cursos de licenciatura em Educação Física e Pedagogia da UFOP foram reconhecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) com o conceito 4. A comissão esteve na Instituição nos dias 5 e 6 de novembro.  O curso de Pedagogia do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) foi avaliado na mesma data, porém, aguarda visita aos polos para divulgação do relatório da comissão.  


As visitas realizadas pelo Inep na UFOP integram as ações do Sistema Nacional de Avaliação a Educação Superior (Sinaes) e objetivam aferir as condições de oferta dos cursos recém-criados. Os especialistas examinam o projeto político pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura do curso. Cada aspecto destas três dimensões é minuciosamente analisado e atribuído no conceito de 1 a 5 pontos.

 

O Pró-reitor Adjunto de Graduação, Adilson Santos, conclui que “as avaliações positivas de Pedagogia e Educação Física confirmam o acerto da UFOP de ter incluído na sua proposta do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) dois cursos extremamente importantes para a região. Reflete a seriedade do trabalho, onde professores, alunos e técnico-administrativos envolvidos são os principais protagonistas”.

 

Próximas avaliações

No mês de novembro, a UFOP receberá mais quatro comissões de especialistas, desta vez para avaliar os cursos de Bacharelados em Administração e de Educação Física e Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia para a Educação Infantil do Cead. Ainda este ano, o curso de Jornalismo aguarda o agendamento da visita.