Criado por Administrator em sex, 05/04/2013 - 17:14
Rolder Wangler
O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril e tem como objetivo principal fazer com que as pessoas se conscientizem sobre a importância da saúde nas suas vidas e no dia-a-dia. A data, criada em 1948, é comemorada em 191 países, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e é fundamentada no direito do cidadão à saúde e na obrigação do estado em promover a mesma.
Na América Latina, existem sete milhões e meio de profissionais divididos entre as mais diversas áreas que contemplem a promoção da saúde, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O trabalho desses profissionais é essencial para que doenças como hipertensão e diabetes sejam evitadas ou diagnosticas a tempo de impedir que o paciente fique incapaz de realizar as suas tarefas diárias.
Para o professor da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, Fausto Aloísio Pedrosa Pimenta, doutor em Clínica Médica na área de concentração em saúde do adulto, o problema está na falta de prevenção: “As pessoas costumam se preocupar com doenças quando estão doentes e perdem a saúde. Não fazem a prevenção, o que evitaria muitas doenças”.
Aliar bons hábitos como a prática de esporte e atividades físicas, fazer continuamente exames de rotina, dedicar um tempo para descansar são pequenas atitudes que fazem uma grande diferença no estilo de vida das pessoas. O Dr. Fausto Aloísio dá uma dica para evitar qualquer preocupação futura: “Manter o estilo de vida saudável”
A doença é o principal fator de risco de morte no mundo, com cerca de 9,4 milhões pessoas sendo afetadas. O objetivo da campanha é conscientizar sobre o controle da pressão e reduzir o número de infartos do miocárdio e acidentes cerebrovasculares.



Ouvidoria




