Ir para o conteúdo

UFOP recebe estudantes do Pará por meio de programas ambientais

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
_mg_0989.jpg
Bruna Sudário

A Universidade Federal de Ouro Preto, através do programa “Agenda 21 e Núcleo de Estudos do Futuro” e “ Escolas Sustentáveis”, recebeu uma delegação da Escola Regina Coeli Souza e Silva. A unidade de ensino está localizada no município de Ananaindeua, no Pará, e desenvolve processos para se tornar uma Escola Sustentável. Na UFOP, os trabalhos dessa natureza são articulados pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), pelo Departamento de Engenharia de Produção (DEPRO), em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo. 

O grupo de visitantes é composto por estudantes do ensino médio, pela professora Socorro Lopes, que foi aluna do curso Escolas Sustentáveis da UFOP, e por um aluno de engenharia elétrica da Universidade do Pará. Eles chegaram a Ouro Preto na sexta-feira, dia 19, e participaram de atividades, como oficinas e ações do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana: Fórum das Artes 2013. 

Na manhã desta terça-feira, 23, assistiram à palestra “O Processo de Conferências Infantojuvenis: Como formar Com-Vidas e traçar o caminho para  escolas sustentáveis e Agenda 21 na escola. A atividade foi realizada no Auditório da Escola de Minas. 
“Esta visita científica não é só uma forma de trocar experiência, mas também um espaço para novas parcerias com a UFOP, realmente voltamos ainda mais animados com esse trabalho”, ressalta a professora do Pará, Socorro Lopes.

A professora do CEAD, Dulce Maria Pereira, destacou a importância da Federal de Ouro Preto ter sido escolhida para a visita, o que demonstra um reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos nessa instituição. 

“O intercâmbio faz parte da metodologia da Agenda 21 da UFOP, no qual todos devem aprender e ensinar. Também é uma forma da Universidade contribuir com os estudantes do ensino médio e com a qualidade da educação”, afirma.

Dulce relatou ainda que os alunos envolvidos nesse projeto têm a oportunidade de aplicar o conhecimento, de desenvolver um trabalho sócio-ambiental e participar do diálogo nacional em relação às questões e desafios socioambientais.