Ir para o conteúdo

Professor de Universidade da Inglaterra ministra conferência na UFOP sobre a Segunda Escravidão

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
why_the_second_slavery_nathlia_viegas_211_1.jpgTamara Pinho

O Instituto de Ciências Humanas e Sociais recebeu na sexta-feira, 06 de setembro, a conferência “Why the Second Slavery?” (“Por que a segunda escravidão”?). Os trabalhos foram ministrados pelo professor de sociologia Robin Osmond Blackburn, da Universidade de Essex (Inglaterra). São denominadas como Segunda Escravidão as formas de exploração do trabalho que continuaram ou surgiram após o teórico fim da escravatura. 
 
O evento contou com 25 participantes, entre alunos e professores. As atividades foram baseadas nos estudos de Blackburn sobre a escravidão nas Américas, desde os tempos coloniais. Entre os temas abordados, aspectos que causaram a exploração do trabalho durante as conquistas e o que faz com que ainda ocorra. 

“Hoje a escravidão não acontece de forma explícita, como nos séculos XV ou XVII, mas ainda existe. Ela está em muitos lugares, mesmo que muitos não percebam ou não queiram ver”, constata Blackburn.

O professor de História da UFOP, Fábio Faversani, explica que o contato com pesquisadores de inserção internacional, como o prof. Blackburn, é um estímulo para que os estudantes se preparem para os desafios da internacionalização da universidade brasileira. “Essa questão envolve não só o aprendizado de outras línguas, mas também a curiosidade em torno de outras realidades acadêmicas e culturas”, declara.

Para Milena Oliveira, aluna do primeiro período do curso de História, a oportunidade que a Universidade oferece de contato com autores, referências em sala de aula, é importante para a formação acadêmica. 
 
Foto: Nathália Viegas