Ir para o conteúdo

Equipe Rodetas de Futebol de Robôs é campeã do campeonato latino-americano de robótica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Caroline Antunes

A equipe Rodetas de Futebol de Robôs foi campeã do Campeonato Latino-Americano de Robótica, do qual participava desde o dia 21 de outubro, em Arequipe, no Peru. Os estudantes fazem parte do Departamento de Engenharia de Controle e Automação (Decat) da UFOP e, em 2012, foram vice-campeões na Competição Brasileira de Robótica.

equipe_rodetas.jpg
Foto da equipe vencedora (Reprodução) 
 

A coordenadora da equipe, professora Karla Palmieri, está muito feliz com a conquista que, segundo ela, foi fruto de um trabalho de sucesso junto aos alunos. A professora já está preocupada com a próxima competição, que será realizada em julho de 2014. "Os alunos trabalharam duro durante um ano e passaram o recesso escolar na UFOP dando os retoques finais e participando de um documentário da Rede Minas. Agora temos menos de um ano para prepararmos uma equipe de robôs melhor, mais moderna, correr atrás de patrocínio", explica a professora, destacando os próximos passos da equipe.

 
"Vencer um campeonato internacional representa muita satisfação e sensação de dever comprido. Trabalhamos duro durante todo o ano. Então chegar em outro país e ganhar o campeonato foi algo muito gratificante", descreve Joao Paulo Gonçalves Simim, do 7º período de Engenharia de Controle e Automaçao, um dos membros da Rodetas.

O programa "Ligado na Ciência", da Fapemig, também produziu matéria sobre o grupo:



 Formada por 13 integrantes, além da coordenadora, a equipe nasceu de um simpósio organizado pela professora Karla. A partir da eficiência mostrada pelos estudantes no evento, a professora resolveu se informar mais sobre a competição de robôs e, em 2011, formou a equipe. A professora explicou que os robôs jogam na hora da competição sem a intervenção dos alunos, pois são preparados previamente com diversas estratégias de jogo. Com o auxílio de uma câmera, o computador reconhece a posição de cada robô e envia uma das jogadas existentes na memória, sem a intervenção humana.