Ir para o conteúdo

Pesquisadoras da Fiocruz debatem inovação tecnológica do bem-estar animal em pesquisas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Fernanda Mafia

Inovações tecnológicas, qualificação profissional no manejo com animais em processos de pesquisa e alternativas que visam ao bem-estar animal foram assuntos em discussão durante a palestra ministrada na tarde desta quarta-feira, 6, no Encontro de Saberes. Apresentada pelas pesquisadoras da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Patrícia Martins Parreiras e Kátia Teixeira dos Reis, a palestra buscou promover a consciência ética no uso de animais em pesquisas, minimizando a quantidade de animais necessários e também o estresse causado pelos processos.
00309_palestra_da_comissao_etica_no_uso_de_animais_nathalia_viegas_20_6549023492416280123.jpg
As palestrantes abordaram conceitos como biossegurança, que trata da segurança do indivíduo, evitando o risco biológico, e biosseguridade, que trata da segurança do material. Além disso, esclareceram questões relacionadas à legislação que rege os processos, apresentandos, como, por exemplo, a Lei Arouca e o Protocolo de Cartagena. "Todo trabalho que envolva o uso de animais deve passar por um comitê de ética, que existe em todas as instituições de pesquisa", explica Kátia. Porém, elas alertaram que nem sempre a legislação dá conta de acompanhar as inovações tecnológicas.

00308_palestra_da_comissao_etica_no_uso_de_animais_nathalia_viegas_11_1687011481923114815.jpgComo o objetivo de oferecer mais conforto e experiências menos traumáticas durante as análises, as pesquisadoras desenvolveram um aparato de contenção animal que torna os procedimentos mais seguros para os animais e também para quem os manipula. O trabalho resultou em uma patente em março deste ano. As palestrantes fizeram uma breve apresentação sobre os benefícios da tecnologia. A importância do incentivo às inovações tecnológicas e a pesquisa cientifíca foram outros pontos abordados. "É importante que os alunos e professores, no momento de desenvolvimento da pesquisa, tenham um olhar crítico,"concluiu Kátia.

Fotos: Nathália Nunes.