Ir para o conteúdo

7º Congresso de Metrologia tem balanço final positivo

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Douglas Gomes

 
Com balanço positivo, foram encerradas na última quarta-feira, 27, as atividades do 7º Congresso Brasileiro de Metrologia. Dos 237 trabalhos inscritos, 207 foram apresentados e, destes, 68 foram selecionados, em inciativa inédita, para serem publicados na próxima edição do periódico inglês Journal of Physics: Conference Series (JPCS) do Institute of Physics (IOP), por terem sido avaliados com padrão internacional de publicação científica.
 
A criação e o lançamento nacional da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) foi outro destaque dos resultados desta edição do congresso, contribuindo para o desenvolvimento e a estruturação do setor. Área recente nos debates relacionados ao tema, a metrologia química reúne diversos atores ligados à  Medicina Clínica e Forense, Farmácia e Indústria, dentre outras.

Propostas para o desenvolvimento da disseminação da cultura metrológica nos países das Américas foram alvos de discussões na V Assembleia Geral da Federação de Sociedades de Física Ibero-Americanas (Feiasofi). As reuniões contaram com presença de membros do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Costa Rica, Cuba, Bolívia, Colômbia e México.

Américo Tristão Bernardes, professor do Departamento de Física (Defis) e presidente do comitê organizador do Metrologia 2013, destaca os números como resultados satisfatórios obtidos nesta edição. Segundo ele, foram 400 inscritos e 360 pessoas participaram das atividades do evento. “As sessões plenárias, por exemplo, tiveram grande comparecimento dos congressistas e foram muito elogiadas, o que reafirma a bem-sucedida articulação da organização”, ressaltou. 

A próxima edição do evento será realiza em 2015 e local e datas serão definidos em reuniões posteriores entre os parceiros. O Congresso de Metrologia é organizado pela Sociedade Brasileira de Metrologia e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Na edição 2013, o evento contou com a parceria da UFOP como a primeira instituição de ensino a fazer parte da organização do Congresso.