Criado por Administrator em sex, 14/02/2014 - 14:05
Fernanda Marques
Em 16 de fevereiro, é celebrado o dia do repórter. O profissional é o jornalista que pesquisa e estrutura a informação que será veiculada em todas as mídias, seja no jornal, na TV, no rádio ou na internet. O repórter busca desempenhar o trabalho de um investigador. Não basta apenas descobrir a informação, é preciso saber contá-la com uma linguagem clara, objetiva e acessível ao seu público.
Implantado no segundo semestre de 2008, o curso de Jornalismo da UFOP se preocupa em refletir e atuar sobre três eixos do processo jornalístico: ética, técnica e estética. Com o avanço das novas tecnologias, tornou-se necessário um olhar mais atento às novas formas de experimentação. Para isso, a matriz curricular busca uma formação ampla, que não dissocia a teoria da prática. O uso de laboratórios, a intensa produção, a participação em eventos e as atividades de pesquisa e extensão contribuem para o constante exercício prático.
O estudante de jornalismo Laio Monteiro é bolsista da TV UFOP e acredita que um dos diferenciais do curso de Jornalismo da Universidade é a grade curricular, que concilia bem teoria e prática. “Temos uma maior aproximação com os professores, que acompanham de perto o processo de formação e, também, uma maior aproximação com a comunidade, o que nos coloca em contato com a realidade social".
A preocupação com a questão social e a realidade local, procurando estar mais próximo da comunidade, são características valorizadas no curso. A narrativa jornalística mais humanizada permite ao estudante pensar outras esferas da profissão, além de colaborar para a formação ética do profissional. Para Laio, um jornalista formado na UFOP já sai da Universidade com um olhar mais crítico sobre as questões sociais e com uma bagagem prática grande.
O curso de Jornalismo da UFOP tem duração de quatro anos. A cada semestre ingressam 50 alunos, nos turnos vespertino (1º semestre) e noturno (2º semestre). O processo seletivo é pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As aulas são ministradas no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana.



Ouvidoria




