Criado por Administrator em qui, 13/03/2014 - 17:36
Ouro Preto recebe, de 24 a 26 de março, o I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes. O objetivo é mobilizar as Instituições Públicas de Ensino Superior das Artes para dialogar e debater ações que promovam a ampliação e o fortalecimento de programas e cursos voltados para a formação, pesquisa e extensão em arte e cultura.
O encontro reunirá os coordenadores dos cursos de arte do País, com a participação de docentes dos cursos de artes de universidades e institutos federais, pesquisadores e instituições relacionadas ao desenvolvimento de políticas públicas no campo da cultura e da educação.
A abertura será realizada no dia 24, às 17h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto. Logo após a cerimônia, ocorrerá a mesa “Panorama reflexivo da Cultura e da Arte nas Instituições de Ensino Superior no Brasil”, que também terá a apresentação do Programa Mais Cultura nas Universidades. O debate contará com a participação de Juana Nunes (MinC), Dulce Aquino (UFBA), José da Costa Filho (UniRio) e mediação de Rogério Santos Oliveira (UFOP). A programação inclui, ainda, mesas temáticas e seis grupos de trabalho (Música, Teatro, Design, Dança, Cinema e Audiovisual e Comunicação, e Artes Visuais).
O evento é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com o Ministério da Cultura e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).
SAIBA MAIS - A iniciativa dá prosseguimento a um conjunto de atividades iniciadas em 2013, com o Seminário Cultura e Universidade, realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia, MinC, MEC e Forproex, em Salvador. Nesse período, ampliou-se, também, o diálogo entre os setores responsáveis pela Cultura em diversas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
Tal articulação impulsionou a criação de um grupo de trabalho interministerial responsável pela construção da Portaria MEC/MinC nº 18, publicada em dezembro de 2013, que instituiu o Programa Mais Cultura nas Universidades, com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento e o fortalecimento do campo da arte da cultura no País, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.
Mais informações, visite o site do evento.



Ouvidoria




