Ir para o conteúdo

Professor da UFOP lança livro que trata de saúde mental

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Aldo Damasceno

Será lançado, neste sábado (12), o livro O Trágico na Produção do Cuidado- Uma Estética da Saúde Mental, escrito pelo professor do Departamento de Medicina da UFOP, Ricardo Moebus. O lançamento acontece durante o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, em Fortaleza.

A obra, que é uma adaptação da tese de doutorado do docente, foi escrita a partir dos quase vinte anos de sua experiência em atendimentos na área de saúde mental. "O livro descreve o trágico como modo de abraçar a vida integralmente, em sua multiplicidade, em sua diversidade, em suas inumeráveis ofertas de bons encontros, mas também de maus encontros, de alegrias, mas também de tristezas, de apogeus e de quedas, com seus começos, muitas vezes belos, mas também com seus finais, muitas vezes difíceis. Assumindo suas dores, e todo o lado sombrio que possa haver, como parte que não pode ser amputada da aventura de existir, sem que isto a deixe mutilada e menor. O trágico fala, portanto, de uma aceitação de todas as dimensões da vida, mas, de forma alguma, de uma aceitação passiva, de resignação bem comportada", comentou Ricardo.

Três outros livros já foram escritos pelo professor: "Psico Trópicos - Uso (com)sagrado de psicoativos na Amazônia Yawanawa", lançado na Rio + 20, Cúpula dos Povos, no ano de 2012. O segundo, com o título "Casa Saudável- Mundo Sustentável", lançado em 2013 no Fórum Social Mundial em Túnis, na Tunísia. "A Última Filó: Uma História de Dar Dó", foi o terceiro lançamento. A obra, voltada para o público infanto-juvenil, alerta sobre o risco de extinção de várias animais, entre eles, a perereca Phyllomedusa ayeaye, anfíbio encontrado  no bioma da mata Atlântica, em altitudes com cerca de 1.400 metros.