Ir para o conteúdo

Licenciatura em Matemática da UFOP é a terceira melhor do país no Enade. Filosofia (bacharelado) e Química (licenciatura) também têm nota máxima

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça (28) o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de graduação que participaram do Exame Nacional dos Estudantes (Enade) em 2022. De acordo com a legislação que regulamenta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), esse indicador é calculado no ano seguinte ao da realização do exame. 
 
Dos 19 cursos da UFOP participantes do Exame, três alcançaram a nota máxima: as licenciaturas em Matemática e Química do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) e o bacharelado em Filosofia. A maioria dos cursos obteve conceito 4, e três ficaram abaixo da meta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com nota 3, conforme a tabela: 
 
 
MATEMÁTICA - O curso de Licenciatura em Matemática do Iceb está entre um seleto grupo de 13 cursos que obtiveram CPC 5 e ficou na terceira posição nacional. Em Minas Gerais está na primeira posição, acompanhado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que foi a outra instituição mineira que obteve esse conceito. O relatório do MEC indica a existência de 452 cursos de Matemática Licenciatura no Brasil, sendo 226 em Instituições de Ensino Superior (IES) federais, 111 privadas, 102 estaduais e 13 municipais. 
 
FILOSOFIA - Em todo o Brasil, 78 cursos de bacharelado em Filosofia participaram do Enade e apenas quatro obtiveram conceito 5. A primeira posição nacional foi da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), seguida pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pela UFOP, a mais bem colocada IES de Minas Gerais. 
 
QUÍMICA - Assim como a Matemática Licenciatura, 13 cursos de Química Licenciatura alcançaram o conceito máximo, dentre eles 12 cursos de federais e um de instituição privada. A UFOP ficou na 11ª posição geral e terceira em Minas Gerais, atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). No estado, apenas essas três obtiveram CPC 5.
 
O cálculo do CPC leva em consideração o número de concluintes inscritos e de participantes no Enade e as notas brutas e padronizadas obtidas nas provas de Formação Geral e de Conhecimentos Específicos. O Enade é um indicador para a Organização Didático-Pedagógica, Infraestrutura e Instalações Físicas e Oportunidade de Ampliação da Formação. O Exame considera ainda a quantidade de docentes com títulos de mestrado e doutorado vinculados aos cursos, bem como seu regime de trabalho. 
 
De acordo com o PDI, visando "promover a melhoria contínua da qualidade dos cursos de graduação da Universidade", entre outras metas, a UFOP deve "elevar o padrão de qualidade dos cursos de graduação para que, até o final da vigência deste PDI [2026], todos alcancem o Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou superior a 4".
 
O pró-reitor adjunto de Graduação, Adilson Pereira dos Santos, avalia como muito positivos os resultados obtidos pelos cursos da UFOP. "Reflete o esforço que vem sendo envidado pelas coordenações, corpo docente e discente dos nossos cursos. Mesmo em contextos de adversidades, como a pandemia e as restrições orçamentárias, vê-se um compromisso permanente da comunidade universitária na busca da qualidade", assinala. 

 

Veja também

3 Abril 2024

A 2ª Semana de Integração da Administração Pública recebeu aula magna do deputado federal de Minas Gerais Patrus Ananias, em...

Leia mais

1 Abril 2024

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFOP realiza encontros com os calouros do 24.1. O aluno deve escolher o melhor...

Leia mais

1 Março 2024

No próximo semestre (2024.1), o Departamento de Ciências Sociais (Decso) irá ofertar a disciplina Seminários Temáticos em Ciências Sociais (CSO014),...

Leia mais

29 Fevereiro 2024

vagas_residuais_2024-1_-_destaque.png Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação necessária, via formulário eletrônico, dentro do período de 4 a 6 de...

Leia mais