Ir para o conteúdo

Editora UFOP publica seis novos livros

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
As novas produções foram lançadas na última quarta-feira (7) e estão disponíveis gratuitamente no site da Editora. Todas as publicações contam com participação ativa de membros da comunidade acadêmica da UFOP. Confira os títulos:

O livro "Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial em uma Região Mineradora: o caso dos municípios de Mariana e Ouro Preto" foi organizado pela professora do curso de Engenharia de Produção da UFOP (Depro) Francisca Diana Ferreira Viana, em conjunto com a professora do Departamento de Ciências Sociais (Decso) Marisa Alice Singulano e a professora do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) Maria Cristina Teixeira Braga Messias. A produção apresenta artigos produzidos pelos extensionistas membros do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (Nupedes).

Outro lançamento foi o livro "Enfrentamento da Obesidade: material para atualização de professores", produzido pela professora de Ciências e pesquisadora em Biotecnologia na UFOP Cyntia Silva Ferreira, pelo professor do Departamento de Ciências Biológicas da UFOP (DECBI) Evandro Marques de Menezes e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Biotec) e cofundador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFOP (MPEC), Leandro Marcio Moreira. A publicação aborda temas como saúde e nutrição e o avanço do conhecimento científico, que cada vez mais tem estabelecido uma relação direta entre a saúde e bem-estar da população e os hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

A obra "O Gualaxo do Norte na Sala de Aula" foi escrita pelas licenciadas em Música pela UFOP Laura Figueiredo Ribeiro e Mariana Bicalho Camelo, juntamente com o docente do Departamento de Música (Demus) Cesar Maia Buscacio. Também participaram da produção do livro a art designer, artista e artesã Elvia Buscacio, o mestrando em História Isaías Gabriel Franco e a professora do Demus e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) Virgínia Buarque. O trabalho tem como temática principal as sonoridades históricas do entorno do Gualaxo do Norte, abordando o desafio de identificar algumas das suas principais sonoridades ecoantes desde o século 18.

O lançamento "A Hibridez Como Estratégia: metodologias (re)desenhadas para dissertações em Comunicação", escrito pelos mestres em Comunicação pela UFOP Luana Viana e Marcelo Sena, trata de um dos elementos principais do desenvolvimento de pesquisas: a perspectiva metodológica. Os autores passam pelos desafios de saber como propor uma metodologia, em quais instrumentos e procedimentos ancorar o estudo e como conectar esse arcabouço com o restante da pesquisa.

Já a obra "Ambiente Construído: cidades resilientes e sua sustentabilidade" foi organizada pelo professor de Engenharia Civil da UFOP Ricardo André Fiorotti Peixoto e pela docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Maria Teresa Gomes Barbosa. O lançamento reúne opiniões de pesquisadores com formações diversas que se dedicam ao estudo dos indivíduos, cidades, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, que parecem integrar uma equação com variáveis que se alteram em função do tempo e do espaço.

Por fim, o título "O Serviço Social Ibero-Americano nas Trilhas da Resistência: crise do capital, expressões conservadoras e tendências contemporâneas", escrito pelas assistentes sociais Alcina Maria de Castro Martins, Fernanda Caro Blanco, Virgínia Alves Carrara e Yolanda Aparecida Demétrio Guerra, evidencia as potencialidades na construção de relações internacionais entre investigações que abrangem diversos continentes além-mar sobre fundamentos, formação e trabalho profissional em Serviço Social.

Veja também

18 Março 2024

Produzido em parceria entre a Rádio UFOP e o programa de extensão "Âmbar Citologia Ginecológica", vinculado à Escola de Farmácia...

Leia mais

22 Dezembro 2023

Para encerrar 2023, a TV UFOP produziu um vídeo que retrata os nossos olhares. Na produção, os narradores perguntam "O...

Leia mais

20 Dezembro 2023

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza o resultado final do edital referente ao processo seletivo de bolsistas. Os candidatos em...

Leia mais

18 Dezembro 2023

Diferentes pessoas, culturas e linhas de pensamento; encontros, tensionamentos e parcerias; produção de conhecimento. Tudo isso e muito mais tangencia...

Leia mais