skip to content

UFOP Conhecimento aborda o mal-estar docente

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com: 
Charles Santos
O conceito de mal-estar docente, que trata do adoecimento de docentes em contato com o trabalho pedagógico, é estudado desde 1980. Na UFOP, a professora do Departamento de Educação e coordenadora do Programa Caleidoscópio, Margareth Diniz, desenvolve pesquisas relacionadas ao tema. “Essa pesquisa me coloca em contato com uma questão de subjetividade no trabalho docente. Algo do próprio sujeito e da relação que ele estabelece com o trabalho”, afirma Margareth.  

Na década de 80 esse conceito considerava apenas os problemas físicos enfrentados pelas professoras, como problemas na garganta e na coluna. De acordo com Margareth, a sua pesquisa se torna pioneira no momento em que passa a estudar os problemas mentais desenvolvidos pelas profissionais. Em Ouro Preto, uma parte da pesquisa foi realizada em 2009, quando foi iniciado o Programa Caleidoscópio. Foi possível perceber que as queixas das professoras eram variadas. Dentre elas podemos citar a convivência com diferentes alunos, as más condições de trabalho, a precariedade das escolas e os baixos salários.  Mas o que é realmente intrigante é o fato das professoras lecionarem mais de 30 anos, por exemplo, mesmo diante dessas condições prejudiciais. 

Vale ressaltar que as pesquisas sobre o mal-estar docente realizadas tanto no Brasil, quanto em outros países, mostraram que cerca de 10% dos professores apresentam algum tipo de doença.  

Para compreender alguns questionamentos, o mal-estar docente analisa fatores objetivos e subjetivos. Durante a pesquisa foi percebida uma subjetividade na influência que o sujeito desenvolve com o trabalho. Desta forma, compreender o cotidiano enfrentado pelas professoras, ainda requer uma escuta dos problemas enfrentados por elas. Assim, podemos dizer que os estudos sobre o mal-estar docente visam entender as causas do adoecimento das profissionais e têm como objetivo auxiliar no enfrentamento de cada situação.

Para entender mais sobre o conceito e a pesquisa, confira o UFOP Conhecimento.
 

Veja também

18 Setembro 2017

A TV UFOP lança mais um vídeo da campanha "Toda Forma". Desta vez, a temática é o Setembro Amarelo. O...

Leia mais

12 Setembro 2017

Contos de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, foram utilizados pela Rádio UFOP para a produção...

Leia mais

12 Setembro 2017

Estudantes de Medicina da UFOP produziram 12 programas de rádio, de curta duração, com o objetivo de conscientizar a população...

Leia mais

5 Setembro 2017

Luz, Câmera e Ação. O bordão utilizado para descrever parte do processo de gravação de uma cena não se aplica...

Leia mais