10 Anos da Lei de Cotas: Reparação Tardia e Necessária, quinta (20)

20/10/2022 - 18:30 até 20:00
A primeira transmissão da "Conferência 10 Anos da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012): Reparação Tardia e Necessária" recebe como convidada a professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Zélia Amador de Deus e conta com a mediação do professor da UFOP e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) Clézio Roberto Gonçalves.

A conferência faz parte de uma série de eventos comemorativos pelos 10 anos da Lei de Cotas, com a realização de mesas variadas e com a participação de pesquisadores do tema, dos membros do Coletivo Negro Braima Mané e de representações de movimentos negros.

Nos dias 10 e 20 de outubro acontecem duas mesas de discussão, também pelo canal do Neabi-UFOP.

A mesa redonda 1, composta por integrantes do Coletivo Negro Braima Mané, contará com a presença de: Maria Eduarda Câmara, Vittor Policarpo Souza e Filipe Silva Dias (mediador). A discussão propõe uma intervenção reflexiva sob o olhar de alunos cotistas.

A mesa redonda 2, composta por ouropretanos e integrantes do Neabi, contará com a presença de Márcia Valadares (Firop), Adilson Santos (Prograd) e conta com a mediação de Floriza Paula (PPGHIS). A discussão propõe refazer o percurso do movimento negro de Ouro Preto em defesa das cotas.

O evento faz parte, ainda, das atividades formativas dos membros que compõem das comissões responsáveis pelos procedimentos de heteroidentificação étnico-racial na UFOP.

Não será necessária inscrição prévia. Haverá a emissão de certificados.

Canal do NEABI-UFOP no Youtube