13º Exposição Curricular dos alunos do curso de Museologia

15/12/2023 - 09:00 até 18:00
A exposição "ESPECTRO: Memória de um Imaginário Poético" é realizada pelos alunos do sétimo período do curso de Museologia da UFOP, sob orientação da professora Priscilla Arigoni Coelho. É a primeira exposição curricular a ser realizada de forma presencial depois do período de pandemia.

Nesta 13ª exposição curricular, os estudantes buscam promover a democratização do acesso à cultura, explorando as conexões entre passado e presente, memória, patrimônio, poesia, arte e imaginação. A exposição reúne diversas produções artísticas históricas e contemporâneas que dialogam com a construção do imaginário social da cidade de Ouro Preto através da arquitetura, da literatura e das artes plásticas.

Neste evento singular, será celebrada a convergência entre a memória e a imaginação. Cada parte da exposição é uma janela para um universo poético, no qual as nuances do espectro emocional são cuidadosamente capturadas e expressas, sendo uma oportunidade de contemplar a riqueza das experiências humanas por meio de formas visuais.

A exposição também vai contar com uma Mostra de Cinema. No dia 24 de novembro, às 19h, no Anexo do Museu da Inconfidência, será exibido o filme "Arábia", de Affonso Uchoa e João Dumans. No mesmo dia, haverá um seminário sobre Patrimonialização e suas Transformações, no qual os pontos abordados pelo filme serão relacionados com a exposição. A mesa de discussão contará com a presença de várias personalidades, incluindo os diretores do filme.

O evento é aberto a estudantes de todos os cursos da UFOP e à comunidade ouro-pretana. Para mais informações, acesse as redes sociais da exposição: @espectroexposicao.

Sala de Exposições da Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) - Campus Morro do Cruzeiro