30 anos do Laboratório de Biologia Celular e Molecular

01/06/2022 - 15:00 até 17:00
O Laboratório de Biologia Celular e Molecular (LBCM) da Escola de Farmácia da UFOP, em celebração aos 30 anos de sua criação, organiza um evento para relembrar a importância das atividades desenvolvidas para o avanço da ciência e da Universidade e as conquistas alcançadas pelo grupo durante essas três décadas.

A celebração ainda vai contar com a participação de diversos membros da equipe do LBCM, entre estudantes, professores e ex-professores da Escola de Farmácia da UFOP.

Inaugurado em 22 de maio de 1992 como Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Microrganismos (LBFM), o espaço foi estruturado com recursos oriundos de um convênio entre a UFOP e a Universidade Católica de Leuven (Bélgica), no qual a UFOP ficou responsável pela construção da estrutura física e a instituição belga adquiriu os equipamentos e materiais de consumo, possibilitando assim as atividades iniciais do Laboratório. Além disso, vários pesquisadores brasileiros, da UFOP e de outras instituições, tiveram a oportunidade de realizar estágios de pesquisa envolvendo leveduras na Bélgica, sob supervisão do professor Johan Thevelein.

O LBCM também fez parte do esforço para a criação do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP, institucionalizado pela Resolução Cuni nº 223/1994. O Núcleo, de natureza interdisciplinar e interacadêmica, une professores e disciplinas de diferentes departamentos e unidades da UFOP e abriga dois Programas de Pós-Graduação da universidade: Ciências Biológicas e Biotecnologia.

Em suas três décadas de existência, o LBCM ocupou diferentes espaços na UFOP. No início, ficava instalado no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) e, em 2015, foi transferido para o prédio do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), ambos sediados no campus Morro do Cruzeiro. Desde 2021, o Laboratório ocupa boa parte do andar inferior do prédio do Instituto José Badini, que pertence à Escola de Farmácia e fica localizado no centro histórico de Ouro Preto.

Auditório do Museu da Escola de Farmácia (antiga EFAR)