Vai começar o Festival de Inverno Universitário UFOP 2025, e a noite que marca o início de uma nova fase desse encontro histórico entre arte, cultura e universidade pública vai contar com a presença da Reitoria da UFOP e convidados.
O evento começa às 18h30, com a mesa de abertura. Às 19h, o pesquisador Kako Amaral apresenta a palestra "As Imagens Livres - emoção do lidar. A liberdade em Nise da Silveira e Arthur Bispo do Rosário", traçando conexões entre arte e saúde mental.
Em seguida, às 19h45, o palco será tomado pela música de câmara com o recital de trompete e piano de Érico Fonseca e Anderson Daher, professores do Departamento de Música da UFOP. No repertório, composições de diferentes partes do hemisfério norte — França, Suíça, Armênia, Romênia e Estados Unidos — conduzem o público por uma experiência sonora marcada pela diversidade, sensibilidade e inventividade.
FIU 2025 - Este ano, o tradicional Festival de Inverno da UFOP inicia uma nova fase e adota o nome Festival de Inverno Universitário (FIU - UFOP). Essa mudança reforça o compromisso institucional com a Política de Cultura, refletindo a necessidade de adaptar o evento à realidade e aos desafios da universidade pública no cenário atual. A transformação, motivada pelo Plano de Cultura aprovado em 2022, marca um importante momento de renovação para o festival.
Para mais informações e programação, acesse fiu.ufop.br.