Ações afirmativas no âmbito das cotas raciais no ICHS

18/05/2021 - 19:00 até 20/05/2021 - 21:00
A fim de promover o debate sobre cotas raciais para o ingresso e a distribuição de bolsas dentro dos programas de pós-graduação do ICHS, o Coletivo Negro Braima Mané, as representações discentes da pós-graduação dos cursos de Letras, História e Pedagogia e os centros acadêmicos dos cursos do ICHS promovem o evento "Ações afirmativas no âmbito das cotas raciais no campus ICHS/UFOP".

Os convidados para as três mesas vão debater diferentes perspectivas, promovendo a democratização de ideias e o alinhamento político acerca do tema.

O evento será on-line e gratuito, com transmissão no canal do youtube do Neabi/UFOP.

Programação:

18/05 - Mesa 1: "Do processo seletivo à formação: Entrei! E aí? Perspectiva dos discentes sobre a implementação das cotas raciais nos programas de pós-graduação", com as representações discentes dos programas de pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

19/05 - Mesa 2: "O que pensa a Instituição sobre as cotas raciais na pós? Um panorama sobre a ação afirmativa nos programas de pós-graduação do ICHS" — panorama geral institucional sobre os editais e as cotas presentes nos programas.

20/05 - Mesa 3: "Processos de implementação das políticas de cotas e bolsas nos programas de pós-graduação do ICHS-UFOP", com os coordenadores dos programas de pós do ICHS. O objetivo dessa mesa é colocar em pauta como os programas pensam internamente a implementação das cotas raciais no ingresso e na distribuição de bolsas, além da experiência de como esse processo ocorreu na pós em História, sob a perspectiva de Felipe Alves, ex-aluno que acompanhou e vivenciou ativamente a efetivação da política.

Manter em Destaque: