Aula Inaugural e Semana de Integração da Museologia

02/12/2022 - 18:00 até 20:00

Colegiado, Departamento, Centro Acadêmico e Empresa Jr. de Museologia da Escola de Direito Turismo e Museologia (EDTM) prepararam uma semana com palestras e atividades para iniciar o semestre letivo do curso.

Terça-feira (29) – Atividade Presencial – Auditório Cead (2º Andar da EDTM)

19h – Boas-Vindas – TODOS OS PERÍODOS

Composição mesa de boas-vindas:

- Professora Marcia Maria Arcuri Suner – Diretora da Escola de Direito Turismo e Museologia

- Professora Priscilla Arigoni Coelho – Chefe do Departamento de Museologia

- Professor Gilson Antônio Nunes – Coordenador do Curso de Museologia
19h20 – Aula Inaugural

Palestra: O que o mercado espera de nós? – Carlos Augusto Ribeiro Jotta – Museólogo do Museu das Minas e do Metal Gerdau

Coordenação:

- Professora Priscilla Arigoni Coelho – Coordenadora do Laboratório de Museografia

- Professor Fábio Adriano Hering – Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Museologia, Teoria Museológica e Patrimônio (LAMUPi)

Quarta-feira (30) – Atividade Presencial – Laboratório de Conservação – Escola de Minas – Praça Tiradentes (Entrada Lateral)

19h – Visita às Instalações do Laboratório de Conservação e Restauro – DEMUL-EDTM-UFOP – 1º PERÍODO

Coordenação: professor Edson Fialho de Rezende – Coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro

Quinta-feira (1º) – Atividade Presencial – Escola de Direito Turismo e Museologia

19h – Apresentação das Instalações DEMUL/CAMUL/SOMUS Jr. – Sala 306 (3º. Andar) – 1º PERÍODO
19h – Apresentação do Centro Acadêmico do Curso de Museologia
19h30 – Apresentação da SOMUS – Empresa Jr. de Museologia**
20h – Apresentação do Curso de Museologia da UFOP – Professor Gilson Antônio Nunes – Coordenador do Curso de Museologia
21h – Visita às Instalações do Curso de Museologia – DEMUL-EDTM-UFOP

Coordenação: professor Gilson Antônio Nunes – Coordenador do Curso de Museologia, Centro Acadêmico do Curso de Museologia e SOMUS – Empresa Jr. de Museologia** (**a confirmar)

Sexta-feira (2) - Palestra: O que o mercado espera de nós?

Palestrante:

- Museólogo Carlos Augusto Ribeiro Jotta

Biografia: Museólogo formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012), mestre em Ciência da Informação (2015) e doutor em História (2021), ambos pela UFMG. Atua na gestão de projetos em museologia com ênfase em exposições, coleções e organização de museus. É professor Adjunto I da PUC-MG no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural. Atuou como consultor ad hoc na Itaipu Binacional, Gabinete da Presidência da República do Brasil, Fundação Oswaldo Cruz, IPHAN e outras marcas na indústria.

A programação completa da Aula Inaugural também está disponível nos sites:

www.astronomia.ufop.br

www.museologia.ufop.br