Banana Verde exibe o filme nacional "Cafundó"

30/08/2019 - 19:00 até 21:00

A obra, de 2005, dirigida por Paulo Betti e Clóvis Bueno, encerra a temática do mês de agosto, "Mundo de crenças", contando a história de João Camargo, um ex-escravo que se tornou guia religioso e ficou conhecido por seus milagres.

João Camargo, também conhecido como Nhô João ou Preto Velho, viveu no Brasil no fim do século XIX e tornou-se um personagem marcante do sincretismo religioso no país. Reunindo crenças africanas e ocidentais, como o candomblé, o cristianismo e o espiritismo kardecista, ele se dedicava a curar pessoas e passou a ser visto como uma figura mística.

A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. A classificação etária é 14 anos.

Para acompanhar a programação completa do projeto, acesse a página no Facebook ou no Instagram.

PROJETO – O Banana Verde - Encontros de Cinema é um projeto de pesquisa e extensão da UFOP aprovado no Programa de Incentivo à Diversidade e Convivência da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). O objetivo é ampliar o diálogo entre a Universidade e a comunidade que a acolhe, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões de mundo a partir de análises dos filmes exibidos.

As sessões acontecem semanalmente, e a cada mês o cineclube traz uma temática diferente, visando incentivar discussões acerca de diversos assuntos que permeiam nossa sociedade, como política, cidadania, educação, igualdade de gêneros, luta antirracismo, direitos das comunidades LGBTQI+, cotidiano de pessoas com necessidades especiais, diversidade religiosa, entre outros.

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) - Sala 203