Banana Verde exibe "Sarafina! O Som da Liberdade"

18/05/2019 - 18:00

Dentro da temática "Sociedades em diálogo", o projeto de pesquisa e extensão do curso de Jornalismo "Banana Verde - Encontros de Cinema" exibirá o filme sul-africano Serafina! O Som da Liberdade, do diretor Darrel James Roodt. Após a exibição, os presentes serão convidados a debater o filme, estabelecendo relações com o contexto da nossa sociedade.

O evento é aberto a toda a comunidade, tem classificação de 14 anos e a entrada é gratuita.

O filme se passa na África do Sul nos anos 1970, período do Apartheid, e conta a história de uma jovem chamada Sarafina (Leleti Khumalo) que tem sua consciência política despertada a partir dos ensinamentos da brilhante professora Mary Masembuko, interpretada por Whoopi Goldberg. Durante as aulas, a educadora ensina a seus alunos sobre a opressão infligida aos negros sul-africanos pelo regime de segregação racial que perdurou no país de 1948 a 1994. Inspirada por Mary, Sarafina organiza um levante ao lado de seus colegas para conscientizar a comunidade sobre os problemas da realidade em que vivem.

O PROJETO — tem o objetivo de ampliar o diálogo entre a Universidade e a comunidade, promovendo um intercâmbio de conhecimentos, experiências e visões de mundo a partir de análises dos filmes exibidos. As seções acontecem semanalmente e, a cada mês, uma temática nova é sugerida para incentivar discussões acerca dos diferentes assuntos que permeiam nossa sociedade.

Confira a programação semanal do Banana Verde - Encontros de Cinema no Facebook ou no Instagram do projeto.

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus Mariana