Bibliografia Viva: Educação e Movimentos Sociais na obra de Luiz Alberto Oliveira Gonçalves

25/11/2021 - 18:00 até 20:00
O sétimo episódio do programa homenageia o professor e pesquisador Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, nome importante das lutas do movimento negro e das questões étnico-raciais na universidade. Graduado em Ciências Políticas e Sociais, Luiz Alberto colaborou com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, onde atua como consultor técnico. Foi membro do Conselho da Ciência e Tecnologia da Fundação Palmares (2002) e fez parte da Secretaria de Políticas da Igualdade Racial da Presidência da República.

Também é autor dos livros "A Síndrome do Medo Contemporâneo e a Violência na Escola" e "O jogo das diferenças". Atualmente é professor na Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e do mestrado e doutorado em Educação do Convênio Internacional entre a UFMG e a Universidade Onze de Novembro (Angola).

A mesa virtual será conduzida pelos professores Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (UFOP), tendo como convidados: Natalino Neves da Silva (UFMG), Petronilha Beatriz G. e Silva (UFScar), Sandra de Fátima Pereira Tosta (UFOP) e Vanessa R. Eleutério Miranda (UFMG).

O evento será transmitido pelo canal da FAE no YouTube

BIBLIOGRAFIA VIVA - O Projeto é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GERAES, da UFOP, do "Pensar a Educação, Pensar o Brasil" (PEPB), das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG e da Rede Comunica Educação. O programa já homenageou Maria Alice Nogueira (27/05), Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva (24/06), Janete M. Lins de Azevedo (29/07), Eliane Marta Santos Teixeira Lopes (26/08), Osmar Fávero (30/09) e Nicanor Palhares Sá (28/10).