skip to content

Bibliografia Viva: educação e relações étnico-raciais

Data: 
24/06/2021 - 19:00 até 21:00
Descrição: 
O próximo episódio do programa tem como tema "Educação e relações étnico-raciais na obra de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva". O evento será transmitido com intérprete de Libras pelo canal do projeto no YouTube. Haverá emissão de certificado.
 
O episódio será mediado pelos professores Luciano Mendes (UFMG) e Marcus Vinícius Fonseca (UFOP), com participação dos professores Ana Cristina Cruz (Ufscar), Anete Abramowicz (USP), Luana Tolentino (UFMG) e Evaldo Ribeiro (Unilab). 
 
Segundo o professor Evaldo Ribeiro, a professora Petronilha tem contribuído  com a discussão do mito da democracia racial. Ele destaca as ações da pesquisadora na educação brasileira e na luta antirracista, sobretudo o parecer CNE - CP03/2004, que institui diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura africana e afrobrasileira. "A população negra ficou marginalizada em diversos campos de atuação social, entre eles o da educação. Petronilha tem contribuído para apontar que há uma distorção quando se fala em democracia educacional, por exemplo. Então é importante que aprendamos e ensinemos outras perspectivas de educação", acrescenta.
 
O Bibliografia Viva é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Geraes (UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) e das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da Faculdade de Educação (Fae) da UFMG. Conta ainda com a colaboração de outros parceiros, entre eles a UFOP. 
 
Petrolina Beatriz Gonçalves é natural de Porto Alegre, se formou em Letras (Português e Francês) em 1964, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1979, realizou mestrado em Educação e, em 1987, doutorado em Ciências Humanas/Educação. Atuou ainda no ensino básico da rede pública, carregando no currículo, desde a década de 80, a experiência de estudar e discutir as relações étnico-raciais.
 
Para mais informações, acesse o site do PEPB. 
Local: 
YouTube
Manter em Destaque: 
Não
d s t q q s s
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30