Bibliografia Viva homenageia Beatriz Alvarenga

30/05/2023 - 19:00 até 20:30
No terceiro episódio desta temporada, o programa Bibliografia Viva homenageia Beatriz Alvarenga, fundadora e professora aposentada do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da UFMG e será conduzido por Vanessa Eleutério (UFMG) e Fabrício Vinhas (UFMG), tendo como convidados Deise Vianna (UFRJ), Ely Maués (Uemg), José Guilherme Martins Alves Moreira (UFMG) e Orlando Aguiar Jr. (UFMG).

Desenvolvido em parceria pela UFMG e UFOP, o Bibliografia Viva homenageia intelectuais do campo educacional. Os episódios das duas primeiras temporadas estão disponíveis no YouTube.

Essa aliança envolve o Portal de Livros Abertos, o Grupo Didaktikè, o Programa Ações Afirmativas na UFMG e o Setor Audiovisual, todos da UFMG. Na UFOP, a responsabilidade é do Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação (Geraes).

A HOMENAGEADA - Beatriz Alvarenga nasceu na cidade de Santa Maria de Itabira, no interior de Minas Gerais, em 1923. Aos 10 anos, sua família se transferiu para a cidade de Belo Horizonte. Foi ali que ela, aos 17 anos, prestou vestibular para o curso de Engenharia Civil na Escola Livre de Engenharia, instituição que anos mais tarde seria incorporada à Universidade Federal de Minas Gerais. Como não havia curso superior de Física na época, essa foi a alternativa escolhida por Beatriz, que também queria ter estudado Matemática. Na ocasião, foi a única mulher de sua turma no ensino superior.

A educadora foi, nos anos 1940, a primeira professora de Física do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte (Escola Estadual Governador Milton Campos). Na época, o ensino ministrado por mulheres era mais comum em aulas de trabalhos manuais, ginástica e culinária. Em 1968, fez parte do grupo de professores que, em consequência da reforma pela qual passava a UFMG e da Reforma Universitária estabelecida naquele ano pela Lei 5.540, criou o Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG, onde atuou até sua aposentadoria, em 1987. Uma das maiores contribuições de Beatriz Alvarenga ao ensino de Física foi a elaboração e publicação de seu livro didático para o ensino médio, em coautoria com o professor Antônio Máximo.

Canal Bibliografia Viva no YouTube
Manter em Destaque: