Ciclo de Debates Teatralidade e Performance na Política

21/06/2022 - 19:00 até 21:00

O grupo de pesquisa CRIA – Artes e Transdisciplinaridade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFOP, realiza a mesa "Produção e recepção da performance da extrema direita", que integra o Ciclo de Debates: Teatralidade e Performance na Política. As discussões serão centradas nas estratégias teatrais exploradas no âmbito da política contemporânea e seus efeitos na esfera pública.

O encontro conta a participação das professoras Isabela Kalil, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e Letícia Cesarino, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O encerramento do ciclo acontece em 21 de junho com o debate sobre "A cena na política e a política na cena". Nessa ocasião, a mesa vai ser composta pela artista e ex-vereadora Cida Falabella, pela atriz e vereadora Maria Marighella e pelo diretor e dramaturgo Alexandre dal Farra.

Os eventos acontecem de forma online com transmissão pelo canal do Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap) no YouTube.

Os interessados devem se inscrever por meio de formulário. Haverá emissão de certificado para quem assinar a lista de presença.

GRUPO DE PESQUISA CRIA - O Laboratório da Escola de Belas Artes da UFMG, registrado no CNPq, foi criado em 2012 com o intuito de promover a pesquisa e a formação transdisciplinar no âmbito do ensino superior, a partir dos princípios do conhecimento em Arte. Atualmente, é coordenado pelos professores Fernando Mencarelli e Mônica Ribeiro, da UFMG. É objetivo do grupo é pesquisar os processos criativos e formativos em Artes da Cena a partir de perspectivas transdisciplinares e transculturais. A rede de parceiros do grupo envolve UFMG, Maison des Sciences de L'Homme Paris Nord, Université Franche-Comté (França), Universidade Nacional de Tucuman (Argentina), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Pará, além das instituições vinculadas às organizadoras deste evento.

CICLO DE DEBATES -  A ação é idealizada no âmbito da linha de pesquisa Performatividades e Política, do grupo de pesquisa CRIA, e conta com a coordenação das professoras e pesquisadoras Christina Fornaciari (UFV), Julia Guimarães (UFMG), Júlia Morena Costa (UFBA), Juliana Coelho (USP), Raquel Castro (UFOP) e Thálita Motta (UFMG). O evento é realizado em parceria com o Nelap.