O curso de Museologia da UFOP realiza uma série de ações dentro da programação da Primavera dos Museus. Confira:
Terça-feira - 24 de setembro - 19h |
Diagnóstico da acessibilidade nos museus de Ouro Preto |
A estudante Gedida Ferreira de Paiva e o professor Gilson Antônio Nunes, do curso de Museologia da UFOP, vão apresentar os resultados da pesquisa "Diagnóstico da Acessibilidade nos Museus de Ouro Preto". O estudo buscou elaborar um diagnóstico da acessibilidade nos museus do município. A apresentação foi viabilizada a partir de uma parceria com o Sistema de Museus de Ouro Preto (Simop).
O evento acontece no Anexo do Museu da Inconfidência – Auditório. Haverá emissão de certificado para os participantes.
Quarta-feira - 26 de setembro - 14h |
Museus para pessoas com deficiência |
O professor Gilson Nunes também vai ministrar a palestra "Museus para Pessoas com Deficiência", a inscrição e a transmissão será pelo Sympla, evento realizado pelo Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), parceiro do Demul nesta iniciativa.
Sábado - 28 de setembro - 14h |
Visita ao Museu Boulieu |
Os membros da Associação Comunitária dos Deficientes de Ouro Preto (Acodop) visitarão o Museu Boulieu com o apoio do professor Gilson Nunes e de alunos da disciplina Acessibilidade em Museus.
PRIMAVERA DOS MUSEUS - Desde 2007, o evento é organizado anualmente, perto do início da primavera, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os museus e as comunidades de todo o país para o debate sobre temas da atualidade.