Encontro de Saberes 2023

24/11/2023 - 09:00 até 18:00

Em sua 15ª edição, o Encontro de Saberes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) volta ao formato presencial, com atividades no Centro de Artes e Convenções, em Ouro Preto.

O objetivo do Encontro é integrar as atividades realizadas na Instituição por meio de mostras das áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Entre os dias 20 e 24 de novembro, a comunidade acadêmica vai expor, para quem está do outro lado dos muros da UFOP, as ações desenvolvidas no dia a dia universitário. São ações que envolvem ciência; inovações tecnológicas; criação artística e literária; atividades de extensão; inovações pedagógicas; assuntos comunitários e estudantis; e internacionalização, em especial as que trazem melhorias e impactos positivos para a formação de profissionais e cidadãos.

O evento é aberto a toda a comunidade.

Acesse o site do Encontro.

CRONOGRAMA - Confira:

Submissão dos trabalhos: até 10 de setembro
Primeiro parecer: 15 de outubro
Adequação dos trabalhos: 16 a 29 de outubro
Parecer final: 16 de outubro a 05 de novembro
Inscrições de participantes: 17 a 24 de novembro

Submissão de propostas de minicursos: 29 de agosto a 26 de setembro (inscreva-se)
Resultado da seleção de minicursos: 19 de outubro
Período de inscrições para participar dos minicursos: 24 de outubro a 7 de novembro

TEMA - O tema desta edição é "Revoluções tecnológicas e as mudanças sociais". Dos hieróglifos aos textos e imagens criados por inteligência artificial, ou da descoberta das bactérias e vírus à corrida para a criação de um imunizante contra a covid-19, a humanidade evolui constantemente devido ao trabalho de pesquisadores que dedicam a vida ao avanço tecnológico. Porém, há momentos em que é necessário parar e refletir sobre os impactos trazidos por essas mudanças.

A ciência que não é a tecnologia artificial, gerada por si mesma. E sim a replicação de modelagens verificadas na natureza, de formas explicitadas pela arte, de condutas suscitadas nas culturas de cada local e de uma infinidade de possibilidades de investigação. Conhecimento que nasce do desejo e que se replica em outras vertentes, similares ou díspares, na transformação constante da sociedade, no Encontro dos Saberes.

ARTE - A arte ilustrativa da edição de 2023 do Encontro de Saberes da UFOP tem como referência principal a proposição conceitual dos projetos de Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo Le Corbusier. Suíço naturalizado na França, foi arquiteto, urbanista, escultor e pintor. Entre as contribuições deixadas por ele está a publicação, em 1923, do livro "Vers une architecture", no qual propõe a padronização de construções que possuíssem uma estrutura de base que pudesse receber adequações internas de acordo com a demanda de uso do espaço. O conceito centenário serviu de referência para profissionais de renome na arquitetura, em outros campos das edificações e até na arte.

O centro da arte do Encontro de Saberes 2023 é composto de múltiplos quadrados, resultados da subdivisão sequenciada da forma geométrica, em uma proposta relacionada com o conceito da proporção áurea (também conhecida como número de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro, entre outros). Trata-se de uma constante algébrica representativa da letra grega phi, verificada em construções desde a antiguidade, servindo também na atualidade para diversas proposições analíticas, inclusive na fotografia. As três cores primárias do miolo da arte remetem a três grandes campos de atuação e pesquisa: o vermelho é caracterizador dos interlocutores e dos recursos biológicos, sejam humanos, da fauna ou da flora; o azul remete ao desenvolvimento tecnológico e suas acepções abstratas; e o amarelo representa os recursos e composições químicas.

De maneira similar, o texto tema do evento procura não delimitar suas proposições de forma hermética, entendendo a possibilidade, e até mesmo a necessidade, da busca de rompimento dos limites pré-estabelecidos, tal como se acontece no ambiente acadêmico, seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou na internacionalização. Dessa forma, o tema pode ser lido como "revoluções tecnológicas, mudanças sociais", como "revoluções sociais, mudanças tecnológicas", ou até mesmo com cada palavra isolada, em uma composição mais aberta e provocativa.

Dessa forma, a arte do Encontro de Saberes da UFOP 2023 remete à necessidade de entender como nosso espaço está aberto para as adaptações necessárias, interna ou externamente, envolvendo todos os recursos possíveis, na busca de compreender as melhores formas de provocar e potencializar a relação entre a sociedade e a tecnologia, a fim de promover mudanças que possam trazer avanços positivos.

Centro de Artes e Convenções da UFOP