Exposição Curricular: “ECOS em Ruínas: Vestígios do Amanhã”

26/05/2022 - 19:00 até 21:00
A exposição "ECOS em Ruínas: Vestígios do Amanhã" é produzida pelos alunos do 7º período do curso de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto, sob coordenação da professora Priscilla Arigoni Coelho.

O objetivo da exposição é trazer à tona o debate sobre o meio ambiente em interface com a vida dos seres nas cidades, problematizando as diversas camadas que têm sido tensionadas nas últimas décadas no Brasil. A exposição se atenta às perspectivas que rasuram o olhar hegemônico acerca do debate socioambiental, reiterando da necessidade de que haja um compromisso cada vez maior com esse tema, entendendo também a necessidade de difundir ações emergenciais e conscientizar o público.

Mais informações pelo Instagram.

ABERTURA - A cerimônia de abertura será no dia 20 de maio. O evento será transmitido pelo YouTube.

MESAS -  A programação inclui mesas redondas com convidados que falarão sobre temas relacionados à exposição. A transmissão será pelo YouTube.

25 de maio, às 19h
Mesa 01 - Outros Olhares - “novas” perspectivas de desenvolvimento
Objetivo: apresentar outras formas de lidar com a terra de forma sustentável.
Convidados:
Gabriella Brandão, agrocóloga e mestranda em Ciências Agrárias pela UFPB
Kelvyn Adam Bruno da Silva, pesquisador da ancestralidade de seu povo Itatiaia e graduando em Gestão Ambiental pela UFV
Tupã Mirim Ju Yan, do povo Guarani. É jovem aprendiz da Tekoa Itakupe e graduando em Geografia pela UnB

26 de maio, às 19h
Mesa 02 - Museologia em prol de um desenvolvimento sustentável
Objetivo: mostrar como a Museologia pode contribuir socialmente para uma relação mais sustentável com a natureza.
Convidados:
Rosangela Corrêa, professora da UnB e diretora geral do Museu do Cerrado
Rust Sá Barreto, fundador e presidente do Ecomuseu Natural do Mangue, educador ambiental, monitor de trilhas
Tamiris Amancio, museóloga do Ecomuseu de Itaipu formada pela UFOP

Plataformas digitais da exposição