II Mostra Cinema com Meio Ambiente: reflexos na América Latina

19/07/2023 - 18:00 até 22:00
O evento acontece de forma híbrida e gratuita e conta com exibição e comentário de filmes que retratam questões socioambientais em evidência na atualidade. A ação pretende promover reflexões sobre temas ligados à preservação ambiental tanto no ambiente acadêmico como em diferentes setores da sociedade e busca se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ''II Mostra Cinema com Meio Ambiente: reflexos na América Latina'' é realizada por meio de uma parceria entre o Laboratório de Criação e Produção Audiovisual do Departamento de Jornalismo da UFOP, o projeto WebCINETV e a organização da sociedade civil Ecofalante. As parcerias firmadas visam à formação de público e ao fomento do debate sobre questões socioambientais nacionais e internacionais. A organização do evento e curadoria dos filmes é do professor do curso de Jornalismo Adriano Medeiros da Rocha, com o auxílio dos estudantes Bruno Souza Oliveira, Maysa Quesia Mendes e Gabriela Azevedo Cortez.

Confira a programação presencial e online:

17 julho (Segunda-feira)
19h – Exibição e diálogo dos filmes

El agua, direção de Andrea Dargenio, 2019, Argentina, 13' [ ]
Un hombre se despierta en un mundo donde el agua ha desaparecido. Todos los demás, sin embargo, actúan como si nada hubiera pasado.

Anahí, direção de Aranza Sonderegger, 2020, Argentina, 6' [ ]
En un futuro, el planeta se encuentra devastado por la contaminación. Anahí, de cinco años, acompaña a su mamá a intercambiar chatarra por un poco de agua potable. De regreso a casa, una figura maligna se apodera del preciado líquido, desencadenando un final trágico para esta madre y su hija.

Apresentação e diálogo dos filmes: professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, Júlio Fontenelle.
18 julho (Terça-feira)
19h – Exibição e diálogo do filme

Mujeres de la mina, direção de Malena Bystrowicz, Argentina, 2016, 60’ [ ]
Retrato de mujeres que viven y trabajan en las minas del Cerro Rico de Potosí, Bolivia, el emblema del saqueo colonial. En las minas, el trabajo es de los hombres y ellas son el eslabón más precarizado del sistema. Tres mujeres abren su intimidad para descubrir su historia de lucha y resistencia.

Apresentação e diálogo do filme: realizadora audiovisual, jornalista e pesquisadora do grupo Olhares e reflexões sobre os caminhos visuais do cinema latino americano Cíntia Rita Soares de Freitas
19 julho (Quarta-feira)
19h – Exibição do filme

Bicicletas de Nhanderú, direção de Patrícia Ferreira Mbya e Ariel Duarte Ortega, Brasil, 2011, 45’ [12]
De acordo com a crença dos Mbya-Guarani, quando cai um raio significa que Tupã enviou uma mensagem de Nhanderú, que está descontente com as atitudes dos habitantes da aldeia. Todos precisarão rever seus conceitos.

Apresentação e diálogo do filme: Profa. Dra. Lara Linhalis (Dejor-UFOP)

Online pelo Youtube:

17 julho (Segunda-feira)
18h – Abertura da II Mostra Cinema com meio ambiente: reflexos na América Latina

Palestra: Cinema colombiano contemporâneo e realismo fantástico: uma articulação sinestésica de preocupação socioambiental

Ministrante: professor Adriano Medeiros da Rocha

19h – Lançamento e debate de filmes socioambientais
O Retrato Esquecido de Miguel Burnier – cap.1 – direção de Guilherme Oliveira
Há apenas Natureza – direção de Gabriel Leal
O rio que vive ao lado – direção de Felipe Leoni e Nilton Cesar
18 julho (Terça-feira)
18h – Apresentação e debate do filme Amazônia Sociedade Anônima, direção de Estêvão Ciavatta, Brasil, 2019, 72’ [10]
Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a floresta.

Convidado: Marllon Bento – diretor de fotografia, jornalista, mestrando em Comunicação Audiovisual e Multimédia na Universidade do Minho, em Portugal.

* O filme ficará disponível na programação online da Mostra Cinema com meio ambiente – dentro do site do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana de 15 a 19 de julho.

19 julho (Quarta-feira)
18h – Palestra: A força do cinema e do audiovisual para compreendermos a Terra e revertermos os problemas socioambientais em ebulição

Convidado ministrante: Sérgio Tulio Caldas – roteirista, diretor de TV, jornalista, escritor, vencedor do Jabuti.

Cine Vila Rica (presencial) - Youtube (online)