skip to content

III Colóquio Direito e Política

Data: 
22/08/2019 - 14:00 até 23/08/2019 - 20:00
Descrição: 

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFOP, o III Colóquio Direito e Política terá dois dias de debates e lançamento de livros. 

Confira a programação: 

22 de agosto:

14h - Mesa 1: "Liberalismo Político: como pensar em minorias na teoria da justiça?". A mesa será mediada por Esthefânia Guimarães (UFOP) e terá participação de Bruno Camilloto (UFOP), que falará sobre "Tolerância liberal e autonomia", e de Franklin Vinicius Marques Dutra (Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas e UFRJ), que abordará as "Ações afirmativas como mecanismo de reconhecimento identitário na tradição liberal".

23 de agosto: 

9h - Mesa 2: "Direito Privado e Autonomia: revisitações sobre um conceito clássico a partir do mercado de gênero". Serão 3 painéis: "Autonomia reprodutiva e sua contribuição através da gestação de substituição", com Beatriz Schettini (UFOP); "Autonomia privada no contexto do feminismo: é possível uma reflexão liberal?", com Iara Antunes de Souza (UFOP); e "Direitos reprodutivos: vidas passíveis de luto?", com Renata de Almeida Barbosa (UFOP). 

14h - Mesa 3: "Reconhecimento e Liberalismo Político". A mesa terá mediação de Natália Lisboa (UFOP) e a participação de Raíssa Wihby Ventura (Unicamp), que falará sobre o tema "Um outro reconhecimento: normas e sujeitos", e de Emely Braga Rodrigues (UFOP), que abordará "A luta pelo Direito das mulheres à luz da teoria fraseana: uma contribuição para o pensamento liberal".

16h - Mesa 4: "Dimensões Políticas do Gênero". Anna Tulie Araújo (UNB E Ultra - União Libertária de Pessoas Trans e Travestis) fará a mediação da mesa, que contará com a participação de Ludmila Camilloto (UFOP), com a fala "Outsiders do CIStema: reflexões sobre o Direito de Ser a partir das contribuições de Judith Butler", e de San Romanelli (UERJ), que abordará o tema "Por um feminismo liberal e cosmopolita".

O evento será encerrado às 18h, com o lançamento dos livros Direito e política: a república, o judiciário e a politização, de Bruno Camilloto, e Direito de ser: diálogos e reflexões sobre o reconhecimento das identidades trans, de Ludmilla Camilloto. 

Local: 
Anexo do Museus da Inconfidência - Ouro Preto
d s t q q s s
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30