João Monlevade Sem Dengue

25/04/2023 - 09:00 até 17:00

O "João Monlevade sem Dengue" é uma parceria da UFOP com as secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social e de Educação de João Monlevade. A iniciativa conta com a participação dos nove projetos vinculados à ação institucional da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) Programa Educativo de Enfrentamento aos Mosquitos Vetores Aedes aegypti da Dengue e Demais Arboviroses.

A força-tarefa vai realizar ações conjuntas de enfrentamento à Dengue, oferecendo curso de capacitação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, ações educativas para pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em salas de espera de consultas do SUS, além de ações educativas em escolas da rede de ensino de João Monlevade.

Vale ressaltar que esse trabalho se justifica neste momento pela epidemia de Dengue em João Monlevade, que já acumula 800 notificações da doença e vários óbitos, colocando-o entre os municípios com maiores índices em Minas Gerais.

Confira a programação do evento em João Monlevade:

24 de abril

9h - Bairro Santo Hipolito - UBS Santo Hipólito - Escola Estadual Antônio Loureiro Sobrinho
10h30 - Bairro Laranjeiras - UBS Laranjeiras - Escola Estadual do Bairro Laranjeiras
13h - Bairro Vila Tanque - UBS Vila Tanque - Escola Municipal Eugênia Scharlé
14h - UBS José Eloi - Centro Educacional de João Monlevade
15h30 - Bairro próximo à Unidade Básica de Saúde - Escola Municipal Cônego Higino / Centro Educacional Roberto Porto (CERP)

25 de abril

Capacitação e treinamento de agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias sobre as boas práticas para prevenção e contenção da Dengue, Zika e Chikungunya.

8h às 12h - Palestras e oficinas utilizando o kit e cartilhas do Programa de Enfrentamento à Dengue.

13h30 às 17h - Funcionamento das armadilhas (ovitrampas) para buscas ativas dos mosquitos vetores da Dengue, análise do perfil da endemia no município, distribuição espacial da Dengue em João Monlevade e divisão por bairros.

João Monlevade
Manter em Destaque: