skip to content

Lançamento da pré-campanha do "Outubro Rosa" em Santa Rita de Ouro Preto

Data: 
27/09/2022 - 09:00 até 12:30
Descrição: 
Dentro da proposta de atender melhor à comunidade por meio da criação de núcleos parceiros de doação de perucas e recolhimento de cabelos doados, o projeto de extensão "Fios de Solidariedade - Banco de Perucas da UFOP" faz o pré-lançamento da campanha Outubro Rosa 2022, com o tema "Todos contra o câncer!", na próxima terça (27), durante o evento Câmara Itinerante, em Santa Rita de Ouro Preto. 
 
A iniciativa busca realizar ações reflexivas para conscientizar a comunidade da importância de fazer os exames preventivos, da necessidade de apoio no núcleo familiar do paciente e de derrubar os estigmas do diagnóstico e tratamento. Haverá também credenciamento de salões parceiros em Santa Rita, para atender ao distrito e subdistritos, e doação de perucas a pacientes em tratamento oncológico, além de campanha presencial de conscientização sobre o câncer, com distribuição de lacinhos e materiais da campanha Fios de Solidariedade 2022, e um bate-papo com profissionais da área da saúde.  
 
Com o apoio da Associação Lareira de Nazaré, de Ouro Preto, será feita a doação de lenços, uma iniciativa do "Projeto Lencinhos". 
 
Além das atividades tradicionais da campanha, será realizada uma oficina de Tsuru, o pássaro da felicidade, feito com dobraduras de papel. O Tsuru simboliza saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna — uma antiga lenda japonesa diz que, se dobrarmos mil tsurus, nossos desejos se realizam. 
 
A Lenda dos Mil Tsurus se popularizou através da história de Sadako Sasaki, que aos 2 anos foi exposta à radiação da bomba atômica que dizimou a cidade de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Por conta desta exposição, Sadako desenvolveu leucemia e passou muito tempo internada no Hospital da Cruz Vermelha. Lá, conheceu a lenda e se desafiou a dobrar os mil tsurus, não somente para o seu restabelecimento, mas também por todas as vítimas da guerra e pela paz mundial. 
 
A oficina será aberta para todas as idades.
 
Confira a programação completa
 
- Das 9h às 12h - Cortes de cabelo gratuitos para doação
 
Pré-condição: Os cortes são de 20 cm de cabelos limpos. Não é necessário estar lavado ou molhado.
 
- Das 10h às 12h - Oficina de Tsuru (Origami) – O pássaro da Felicidade 
 
- Das 10h às 12h30 - Apresentação dos projetos de extensão parceiros da UFOP
 
Salões que farão os cortes gratuitos: Bellimagem - Salão de Beleza; Lucimar Teixeira e Danielle Sabrine - Salão de Beleza
 
 
Local: 
Escola Municipal Maria Leandro em Santa Rita de Ouro Preto
s t q q s s d
 
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31