Lançamento do livro "Aspectos Culturais do Consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações"

11/08/2022 - 18:00 até 19:30
Buscando maneiras de difundir os estudos da cultura do consumo no Brasil, o grupo  Conversações em Cultura e Consumo, coordenado pela professora Isabela Morais, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia (Depro), publica o livro "Aspectos Culturais do Consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações".

O trabalho traz conceitos básicos da área, como self estendido, comunidades de marca, rituais de consumo, entre outros assuntos, com uma linguagem acessível, a fim de expandir e levar os resultados das pesquisas da área para um público mais amplo, como alunos de graduação e mestrado e demais interessados na temática.

Os 14 autores decidiram em conjunto que a distribuição da obra será gratuita, podendo ser acessada pelo Google Livros.

Além disso, para garantir que o livro também chegue a quem não tem acesso à internet com tanta facilidade, os escritores planejam a distribuição de cópias impressas para 75 bibliotecas de universidades públicas em todo o país. A proposta só pôde ser pensada graças a uma bolsa com a qual o título foi contemplado pelo Consumer Culture Theory Consortium, um consórcio internacional estabelecido para fornecer um fórum para pesquisadores trocarem ideias e para apoiar o estudo da Teoria em Cultura e Consumo.

Inicialmente, foram selecionadas bibliotecas de universidades públicas que ministram cursos de Administração. Assim, a biblioteca do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa) receberá duas cópias impressas do livro.

Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, SP