Mesa-redonda "Do Aquilombamento à Valorização da Cultura Afro-Brasileira: Contribuições para a Promoção de uma Educação Antirracista"

18/11/2024 - 18:00 até 19/11/2024 - 20:00
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (Adufop) realiza a mesa-redonda "Do Aquilombamento à Valorização da Cultura Afro-Brasileira: Contribuições para a Promoção de uma Educação Antirracista". O evento busca dar visibilidade ao patrimônio cultural afro-brasileiro, promovendo debates sobre como sua valorização pode contribuir para a construção de uma educação mais inclusiva e antirracista.

A mesa-redonda acontece nos campi de Mariana e João Monlevade e conta com a participação do professor Leopoldo Soares, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e da professora Jacyara Paiva, da Universidade Federal do Espírito Santo, que vão discutir práticas e teorias que auxiliam na transformação de escolas e universidades em ambientes mais equitativos, trazendo reflexões fundamentais para a promoção da justiça social e do pensamento crítico no contexto educacional.

A iniciativa faz parte do projeto Resistências e (Re)Existências, que traz referências negras e indígenas de engajamento na preservação da ancestralidade e busca por justiça e reparação social nos territórios de atuação da UFOP (Ouro Preto, Mariana e João Monlevade).

Mais informações no site da Adufop ou pelo e-mail comunicacao@adufop.org.br.

Auditório do Icea, João Monlevade e Auditório do Icsa, Mariana
Manter em Destaque: