Data:
25/07/2025 - 19:00 até 26/07/2025 - 21:00
Descrição:
Estruturado a partir do encontro com narrativas que revelam a diversidade estética, cultural e política da América Latina contemporânea, o Cine Vila Rica reúne quatro obras, vindas de diferentes lugares do continente, para a Mostra de Cinema Latino-Americano "Pérolas que vale a pena ver e rever".
A programação conta com filmes autorais, premiados e de grande valor artístico. Uma oportunidade rara de assistir a documentários poéticos, experimentações visuais ousadas e histórias de profunda conexão humana que dialogam com a atualidade.
A mostra se inicia nesta quinta (17), às 18h, com o filme boliviano "Ivy Maraey, a terra sem mal" de 2013, um relato poético sobre a jornada de um cineasta e um líder indígena guarani pelas selvas bolivianas produzindo um filme etnográfico centenário.
Na sexta (18), às 19h, será exibido o documentário brasileiro "A Linha Fria do Horizonte", de 2014, que mergulha na musicalidade das regiões banhadas pelo Rio da Prata e na chamada "estética do frio", com depoimentos de artistas que vivem a relação entre paisagem, clima e criação artística.
Na próxima semana, também na sexta (25), às 19h, haverá a exibição do filme peruano vencedor de diversos prêmios internacionais "Videofilia (e Outras Síndromes Virais)", de 2015, com um retrato da era digital, misturando cibercultura, fantasia e colapso juvenil.
No sábado (26), às 19h, a mostra se encerra com o documentário argentino "O que eu faço neste mundo tão visual?", de 2020, que acompanha o artista multidisciplinar Zezé Fassmor em sua busca por produzir imagens sendo cego, provocando questionamentos pertinentes sobre memória, criação e imagem.
Todos os filmes possuem legenda em português.
Local:
Anexo do Museu da Inconfidência