Palestra: “Inteligência Negra no processo de formação do nosso país”

25/09/2019 - 15:00 até 17:00
O encontro pretende discutir os rastros simbólicos legados à Mina Du Veloso, indicadores de um período histórico de constantes transformações decorrentes da atividade mineradora na cidade de Ouro Preto. Esses rastros ajudaram a compor um dos principais patrimônios arqueológicos, históricos e culturais de Minas Gerais.

Realizada por uma parceria entre o Centro Acadêmico do Curso de Museologia, o Museu de Ciências e Técnica da Escola de Minas e o Coletivo Du Veloso, a iniciativa apresenta os resultados da dissertação de mestrado do engenheiro e técnico-administrativo da UFOP Eduardo Evangelista Ferreira sobre os "registros, análises e proposições de circuitos geoturísticos interpretativos na Serra do Veloso".

Além do autor, a palestra também é ministrada pela historiadora e ex-aluna do curso de História da UFOP, Sidnéa Santos, e pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da UFOP, Douglas Aparecido. Para Eduardo, "a palestra muda a perspectiva do papel do povo negro na formação de nosso país e apresenta um patrimônio extremamente negligenciado pelas instituições de proteção oficiais da Universidade".

A palestra é aberta a toda a comunidade.

entrada_da_mina_sao_jorge.jpg

Eduardo Evangelista
PRÊMIO 'RODRIGO' – A Mina Du Veloso é um museu a céu aberto e, neste ano, foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A honraria foi concedida por conta da dissertação de Eduardo Evangelista sobre as propostas narrativas da história da mineração de ouro em Minas Gerais, com enfoque nos saberes das populações negras escravizadas sobre extração mineral e metalúrgica. Concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1987, a premiação é direcionada às ações empreendidas por instituições e integrantes da sociedade civil para a preservação da diversidade e riqueza do patrimônio cultural brasileiro (material e imaterial), que, em razão da originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

Leia a reportagem sobre o prêmio.

Auditório do ICEB - UFOP