Palestra: Os afetos descoloniais da desconstrução

27/08/2019 - 17:30 até 19:30
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto convida toda a comunidade acadêmica para a palestra: “Os afetos descolonizais da desconstrução”. Ministrada pelo professor Rafael Haddock Lobo (UFRJ), a exposição pretende discutir o pensamento do filósofo franco-argelino Jacques Derrida.

Nascido na década de 1930 na Argélia ainda colônia da França, Derrida vive a experiência do que chama de "crueldade colonial", que se soma ao momento da ocupação nazista da França. Judeu indígena, de cultura árabe e nascido na África, Derrida tira dessa experiência a força de seu pensamento, radicalmente voltado às questões éticas e políticas, como alteridade, hospitalidade e democracia.
Nesse sentido, o professor Rafael Haddock Lobo apresenta como a preocupação com a colonialidade aparece no pensamento de Derrida desde o final da década de 1960 até 2004, ano da morte do filósofo e da sua última conferência no Brasil.

Não é necessário inscrição. O certificado será enviado para o e-mail de todos os participantes.

Rafael Haddock Lobo – cursou graduação em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeira (Ufrj), mestrado e doutorado em Filosofia na PUC-Rio e pós-doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufrj. É autor de "Derrida e o labirinto de inscrições", "Para um pensamento úmido: a filosofia a partir de Jacques Derrida", "Da existência ao infinito: ensaios sobre Emmanuel Lévinas" e "Experiências abissais ou sobre as condições de impossibilidade do real".

Rafael é cocriador e coordenador do Laboratório KHORA de Filosofias da Alteridade (Khora/Ufrj). Também é integrante do GT Desconstrução, linguagem e alteridade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).
IFAC Centro - Rua Coronel Alves, 55