Polos de Cinema: Onde Começa um Rio (On-line)

03/10/2020 - 14:00 até 14/10/2020 - 00:00
A próxima sessão comentada remota promovida pelo projeto de extensão Polos de Cinema será com o documentário brasileiro "Onde Começa um Rio", dirigido por Julia Karam, Maiara Mascarenhas, Maria Cardozo e Pedro Severien. A exibição vai ser feita através da sala do projeto na plataforma UFOP Aberta.

A professora Jaqueline de Grammont, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e presidente da Seção Sindical do Andes-SN na Instituição, faz uma análise da obra no dia 8 de outubro, em uma transmissão ao vivo.

PROGRAMAÇÃO:

03 a 14/10 – Exibição do documentário, disponível para assistir na sala do Polos de Cinema na UFOP Aberta.
08/10 - Transmissão ao vivo dos comentários da professora Jaqueline de Grammont (UFSJ) e debate.
08 a 14/10 - Disponibilização da gravação dos comentários e debate ao vivo na sala do Polos de Cinema. Debate e resposta a dúvidas através do fórum.

A partir de 15 de outubro será enviada a declaração para quem participar das três atividades.

Para mais informações, acesse o site do projeto.

SINOPSE - "Onde começa um rio" se volta para as ocupações estudantis universitárias durante a luta contra a PEC do Fim do Mundo (Projeto de Emenda Constitucional 55), no final de 2016. O filme desacelera as turbulências diárias para ouvir a voz dxs ocupantes, saber quem são, de onde vêm, o que pensam, ouvi-lxs refletir sobre suas experiências, desejos, conflitos e leituras do país. Num trajeto que parte do interior de Pernambuco até o Distrito Federal, constrói-se uma narrativa a partir dos encontros com ocupantes que, com suas formulações e ações, quebram uma visão hegemônica tanto da universidade quanto da própria organização estudantil. Esse exercício de diálogo serve para que possamos entender e conhecer melhor as ocupações, sem a pretensão de dar conta de toda experiência plural, diversa e crítica vivida por milhares de estudantes em todo o Brasil.

UFOP Aberta
Contato: