Programa Bibliografia Viva

30/08/2022 - 19:00 até 21:00
O 5º episódio da 2ª temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia a professora Maria Beatriz Moreira Luce. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A mesa virtual sobre a educadora será conduzida pelos professores Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e Marcus Vinícius Fonseca (UFOP), que terão como convidados os professores Geovana Lunardi (Udesc/ANPEd), João Ferreira de Oliveira (UFG), Nalú Farenzena (UFRGS) e Silvia Maria Leite de Almeida (UFBA).

A HOMENAGEADA - Maria Beatriz Moreira Luce é professora titular de Política e Administração da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em cursos de graduação e pós-graduação dessa e de outras instituições. A professora teve participação ativa nos debates educacionais, como membro de comissões e nos cargos de consultora e conselheira, durante o processo de regulamentação da Educação Básica, desde a redemocratização brasileira, ocorrido ao longo da década de 1980. Nessa atuação, dedicou-se especialmente ao processo de elaboração da constituição cidadã, em 1988, e também esteve presente nos debates sobre legislações complementares elaboradas ao longo da década de 1990, entre as quais destaca-se a promulgação da LDB 9394/96. Participou ainda da comissão especial que propôs o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Maria Beatriz foi também Secretária de Educação Básica do MEC no governo Dilma Rousseff e atualmente é membro da Diretoria da ANPEd.

BIBLIOGRAFIA VIVA - O Bibliografia Viva, já com duas temporadas, tem homenageado intelectuais do campo educacional. Os programas realizados estão disponíveis no YouTube.

O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto e envolve os seguintes grupos e estruturas institucionais: Projeto "Pensar a Educação, Pensar o Brasil", Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè, Programa "Ações Afirmativas na UFMG" e Setor Audiovisual da FaE/UFMG - todos na UFMG. Na UFOP, a responsabilidade é do Geraes, grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Educação da Universidade.

CONTATOS:
Instagram - @Bibliografiaviva