Programa Bibliografia Viva

30/11/2022 - 18:00 até 19:30
O novo episódio será mediado pelo professor da UFOP Marcus Vinicius Fonseca e pela professora da UFMG Vanessa Eleutério. A homenagem conta, ainda, com os convidados Julvan Oliveira (UFJF), Neusa Maria Mendes (Unicamp), Sales Augusto (UFV) e Rodrigo Ednilson (UFMG).

HOMENAGEADO - Kabengele Munanga atuou como professor efetivo na Universidade de São Paulo (USP), onde se aposentou como professor titular. Atua como pesquisador principalmente nas áreas de Antropologia da África e da População Afro-Brasileira. É autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos de livros e artigos científicos. Como intelectual, foi um dos protagonistas negros no debate nacional em defesa das cotas e das políticas afirmativas.

O programa será transmitido no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

BIBLIOGRAFIA VIVA - O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a UFMG e a UFOP e envolve os seguintes grupos e estruturas institucionais: Projeto "Pensar a Educação, Pensar o Brasil", Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè, Programa "Ações Afirmativas na UFMG" e Setor Audiovisual da FaE/UFMG — todos na UFMG. Na UFOP, a responsabilidade é do Geraes, grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Educação da Universidade.