Programa Bibliografia Viva homenageia Iolanda de Oliveira

28/11/2023 - 19:00 até 21:00

O 8º episódio da 3ª temporada do programa Bibliografia Viva homenageia a professora Iolanda de Oliveira com tema baseado em sua obra "Educação das relações étnico-raciais". O programa vai ao ar na terça (28) pelo canal da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG no YouTube. O episódio integra a programação da 2ª Semana Negra do Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre) da UFMG.

Iolanda de Oliveira é natural de Três Rios (RJ) e se formou em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense em 1967. Atuou como docente na mesma instituição, onde hoje é professora associada. Foi uma das criadoras do Programa de Educação Sobre Negros e Indígenas na Sociedade Brasileira (Penesbi), grupo que tem grande relevância para os estudos de Relações Raciais no Brasil, principalmente no campo da educação.

Além de especialização em Filosofia, mestrado em Educação e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ela teve importante atuação junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), onde tdesempenhou papel fundamental na área de Educação das Relações Raciais e no desenvolvimento do Concurso Negro e Educação, que contribuiu para a formação de jovens pesquisadores negros.

O programa consiste em uma roda de conversa que será conduzida por Vanessa Eleutério (UFMG) e Marcos Vinícius Fonseca (UFOP), com os seguintes convidados: Vilma Aparecida de Pinho (UFPA), Maria Lúcia Muller (UFMT), Maria Madalena Silva da Silva (UFPA) e Nilsa Alves (UERJ). A homenageada não estará presente, mas vai poder acompanhar a homenagem pelo YouTube.

Os episódios realizados ficam disponíveis no YouTube. O Bibliografia Viva é desenvolvido por meio de parceria entre a UFMG e a UFOP e envolve o Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè, Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Audiovisual da FaE/UFMG. Na UFOP, o responsável é o Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação (Geraes).

Canal da FAE/UFMG no Youtube
Manter em Destaque: