skip to content

Semana Acadêmica: 100 anos de Paulo Freire

Data: 
04/05/2021 - 19:00 até 06/05/2021 - 21:00
Descrição: 
O curso de licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) vai realizar a "Semana Acadêmica: 100 anos de Paulo Freire". O objetivo é fomentar reflexões e o diálogo interdisciplinar relacionado ao eixo temático "Educação, Cultura e Sociedade".
 
O evento vai ser transmitido pelo canal do YouTube da professora do curso de Pedagogia do Cead Márcia Ambrósio. As atividades relacionadas vão ser disponibilizadas na UFOP Aberta para todos os interessados. Para acessá-las, o participante deve se inscrever na plataforma. Confira a programação:
 
4 de maio, 19h: "A atualidade do pensamento de Paulo Freire em tempos de pandemia". Participam a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Lúcia Helena Alvarez Santos e a professora do Cead Inajara de Salles Neves. 
 
5 de maio,19h: "Escola inovadora: a gestão da aula, do tempo/espaço, do conhecimento e das aprendizagens". A conversa vai ser mediada pela professora Márcia Ambrósio e o convidado é o diretor da Escola da Serra (Belo Horizonte), Sérgio Godinho Oliveira. 
 
6 de maio,19h: "Educação em comunidades tradicionais: educação do campo, indígena e quilombola". A conversa vai ser mediada pelo professor do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP Marcelo Donizete da Silva. A live também vai contar com a participação de três convidados:
- Ademário Souza Ribeiro, Indígena Payayá, presidente da Associação Aruaña, mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana (UI), especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e licenciado em Pedagogia pela UFOP,;
- Gilmar de Souza Oliveira, diretor da Escola Família Agrícola Paulo Freire (Acaiaca, Minas Gerais), membro da Rede dos Povos e Saberes Quilombolas da Zona da Mata, da Comissão para o Meio Ambiente da Província de Mariana, da Pastoral Afro Brasileira e membro do Fórum Mineiro de Entidades Negras;
- Regina Célia Eva, professora da Escola Estadual Governador Valadares (Ubá, MG), licenciada em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília (SP), pós-graduada em educação especial e inclusão. 
 
Ao fim das atividades na UFOP Aberta, haverá emissão de certificado pelo próprio participante, de acordo com as orientações disponíveis na sala virtual. 
 
A Semana Acadêmica é integrada às atividades do Webinário de Pesquisa em Educação. Para mais informações, acesse o site.
 
 
Local: 
On-line
Manter em Destaque: 
Não
d s t q q s s
 
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31